Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Quadrilha é indiciada por extorsão em Criciúma

Criciúma
WhatsApp Image 2025 04 30 At 16.12.59 1
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Criciúma

Quadrilha é indiciada por extorsão em Criciúma

Investigação durou um ano e meio

CRICIUMA

Uma operação coordenada pela Delegacia de Repressão a Roubos (DRR/DIC) de Criciúma resultou no indiciamento de 13 pessoas por extorsão qualificada e participação em organização criminosa. A investigação, que durou 18 meses, apurou um esquema de ameaças e coações contra uma família local, parte da qual reside no exterior.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos criaram uma narrativa falsa envolvendo uma suposta dívida pendente que deveria ser quitada pela família. Com o objetivo de extorquir dinheiro, os autores enviaram reiteradas ameaças por áudios e vídeos, contendo ofensas, intimidações e até menções a possíveis torturas.

Ameaçados, os familiares realizaram diversos pagamentos que foram rastreados pela investigação e identificados como sendo direcionados a contas bancárias de integrantes do grupo criminoso. Além do prejuízo financeiro, os criminosos ainda coagiram a família a emitir uma procuração pública para transferência de um imóvel aos golpistas.

“As ameaças só cessaram após a vítima procurar a Polícia Civil e relatar todos os fatos”, afirmou o delegado Yuri Miqueluzzi, responsável pela investigação.

Três dos indiciados foram apontados como autores diretos das extorsões, atuando na comunicação com as vítimas e na execução das ameaças. Outras dez pessoas foram identificadas como beneficiárias dos valores depositados de forma ilícita.

Do total de treze indiciados, onze já possuem antecedentes criminais e passagens pelo sistema prisional do Rio Grande do Sul. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, que darão prosseguimento ao caso.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo