Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Réus por homicídio em Florianópolis têm prisão imediata decretada

Segurança
Images 2024 10 31T075154.374
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Segurança

Réus por homicídio em Florianópolis têm prisão imediata decretada

Até então, ambos respondiam ao processo em liberdade

Dois réus, condenados por homicídio qualificado em Florianópolis, tiveram suas prisões decretadas para o cumprimento imediato da pena, após solicitação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no Tribunal do Júri. Até então, ambos respondiam ao processo em liberdade. A condenação dos réus foi decidida na sessão de quinta-feira, 24 de outubro, na Capital.

No julgamento, um dos réus estava presente e foi preso preventivamente em plenário. As penas determinadas pelo Tribunal foram de 16 anos de prisão em regime fechado para um dos acusados e de 18 anos e oito meses, também em regime fechado, para o outro. Ambos foram condenados a cumprir suas penas de imediato, sem direito a recorrer em liberdade.

O pedido do MPSC para execução imediata da pena teve como base uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que a soberania dos veredictos do Tribunal do Júri permite a execução da pena logo após a condenação, independentemente da duração da sentença. Isso deu suporte para que o Tribunal do Júri aplicasse a sentença sem a possibilidade de liberdade provisória.

O crime, ocorrido na madrugada de 5 de outubro de 2019, na Estrada Dom João Becker, no bairro Ingleses, envolveu agressões brutais contra a vítima, um morador de rua. Os réus foram acusados de desferir diversos golpes com um pedaço de madeira em regiões vitais, como a cabeça e o pescoço, resultando em sua morte.

O Promotor de Justiça André Otávio Vieira de Mello, que representou o MPSC no caso, destacou a recente confirmação do STF sobre a constitucionalidade do artigo 492, I, “e” do Código de Processo Penal. Esse dispositivo permite a prisão automática e a execução provisória da pena após condenação pelo Tribunal do Júri, em sua segunda fase, pelo Conselho de Sentença.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo