Segurança
Rota Fechada: operação conjunta é deflagrada para combater organização criminosa especializada em furtos de caminhões
Ordens judiciais foram cumpridas em Laguna e em municípios gaúchos
Por
Maiquel Machado
Na manhã desta quinta-feira, 28, a operação Rota Fechada mirou uma organização criminosa suspeita de furtar oito caminhões em Santa Catarina entre os anos de 2023 e 2024, dos quais quatro foram recuperados pelas forças de segurança. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão em Laguna, São Leopoldo/RS e Estância Velha/RS.
A ação conjunta da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), contou com a parceria das delegacias de Pescaria Brava, Sangão, Jaguaruna e Imbituba, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul ( DRACO de São Leopoldo).
As investigações seguem em andamento, com a expectativa de novas prisões e apreensões à medida que os trabalhos avançam. A quadrilha possui outros integrantes em atividade no Estado, além de receptadores que ainda precisam ser identificados e responsabilizados pelos crimes. A análise detalhada dos materiais apreendidos será crucial para identificar mais membros do grupo e desmantelar a estrutura da organização criminosa.
A ação reforça a importância da integração entre as forças de segurança na luta contra o crime organizado, especialmente em regiões de divisa entre Estados, onde as organizações criminosas frequentemente operam para dificultar a ação policial. A união entre a Polícia Civil de Santa Catarina, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e a Polícia Rodoviária Federal foi fundamental para o sucesso da operação, demonstrando a eficiência do trabalho conjunto no combate ao crime.
A Polícia Civil de Santa Catarina agradeceu à Promotora de Justiça Dra. Raísa Carvalho, da 2ª Promotoria de Justiça de Jaguaruna, e à Juíza Dra. Gabriella Matarelli, da 2ª Vara Criminal de Jaguaruna, pela agilidade na análise e deferimento das medidas cautelares pleiteadas, que foram essenciais para o êxito da operação.
A corporação reforçou a importância da colaboração da população no combate à criminalidade. Denúncias anônimas podem ser realizadas pelo telefone 181 ou pelo WhatsApp Denúncia, no número (48) 98844-0011. O anonimato é garantido, e toda informação repassada ajuda a fortalecer a segurança pública e combater o crime organizado de forma mais efetiva.