Criciúma
Santa Catarina consolida-se como Estado mais seguro do Brasil
Esse avanço expressivo é atribuído ao trabalho de integração entre as forças de segurança
Por
Érik Borges
Santa Catarina consolida-se como Estado mais seguro do Brasil. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, destacou os avanços significativos na segurança pública do estado, que, segundo ele, se tornou o mais seguro do Brasil em 2023, sob o governo de Jorginho Mello. Gabriel afirmou que, embora manter essa posição seja um desafio, o estado vem alcançando reduções importantes nos índices de criminalidade, especialmente em crimes de homicídios e feminicídios, além de registrar altas taxas de elucidação de mortes violentas.
Segundo os dados apresentados, Santa Catarina impediu o índice de homicídios em 0,23% e o de feminicídios em 6% no ano de 2023. Além disso, a taxa de elucidação de mortes violentas alcançou impressionantes 81,07%, superando países como Canadá, Holanda e Inglaterra, que possuem índices menores de esclarecimento para esse tipo de crime.
Outro ponto destacado pelo delegado-geral foi o registro de produtividade da Polícia Civil no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão. Em 2024, a Polícia Civil do estado segue batendo novos recordes, com expectativa de aumentar em 100% a produtividade em comparação a 2022. Esse avanço expressivo é atribuído ao trabalho de integração entre as forças de segurança — Polícia Civil (PC), Polícia Militar ( PM), Corpo de Bombeiros (BM) e Polícia Científica de Santa Catarina (PCI) — em parceria com o Ministério Público (MP) e a forte atuação do Poder Judiciário Catarinense.
“O apoio do governador às Forças de Segurança é fundamental, e isso, somado à dedicação de cada servidor, tem permitido que alcancemos esses índices inéditos. O trabalho conjunto e a determinação das equipes são as forças que sustentam essa liderança em segurança no país”, declara Gabriel.