Segurança
SC prepara mega esquema de segurança para show de Paul McCartney
Show ocorrerá no dia 19 de outubro no Estádio da Ressacada
A segurança e proteção das pessoas serão prioridades das forças de Segurança de Santa Catarina durante o show internacional de Paul McCartney, que ocorrerá no dia 19 de outubro no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. A preparação foi discutida em uma reunião na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SC), nesta quarta-feira, 25, onde participaram diversas autoridades, incluindo a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público.
As ações previstas incluem um reforço no policiamento nas proximidades do estádio, além da instalação de uma delegacia móvel para registros de ocorrências. Também haverá uma central de plantão policial no aeroporto internacional de Florianópolis, além de viaturas, ambulâncias e caminhões de combate a incêndio à disposição.
O coronel Flávio Graff, designado como secretário de Segurança Pública de SC, destacou que a escolha de Santa Catarina para um evento de grande porte reflete a reputação do estado como um dos mais seguros do Brasil. Para ele, isso reforça a importância de garantir a excelência no trabalho das forças de segurança.
A Polícia Civil, por sua vez, realizará uma vistoria no local do evento para certificar que todas as autorizações estão em ordem. Além disso, uma delegacia móvel será posicionada no entorno do estádio para atender a população e registrar possíveis ocorrências.
Também será montada uma central de plantão policial no aeroporto, operando das 8h do dia 19 até às 8h do dia 20, para tratar de eventuais incidentes relacionados ao show. A CORE (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais) também estará presente com agentes e equipamentos prontos para lidar com situações complexas.
A Polícia Militar atuará com mais de 400 policiais, recomendando que o público chegue cedo para evitar filas, já que os portões abrirão às 17h30. A PM também cuidará da segurança nos arredores do estádio desde cedo, além de impedir a ação de flanelinhas e ambulantes.
A PMSC empregará diferentes modalidades de policiamento, como agentes a pé, em cavalos e viaturas, e terá um Posto de Comando próximo ao Portão 2 do estádio. O Corpo de Bombeiros disponibilizará 45 bombeiros, ambulâncias e caminhões de combate a incêndio.
Por fim, a Polícia Militar orienta o uso de transporte coletivo para chegar ao evento, e alerta para a presença de estacionamento limitado nas imediações. Caso haja constrangimentos por parte de flanelinhas, a recomendação é acionar imediatamente a PM.