SC testa drones com reconhecimento facial em BC

Equipamentos com inteligência artificial serão usados durante show no aniversário da cidade neste domingo (20)

Joca Baggio

Publicado em: 19 de julho de 2025

3 min.
SC testa drones com reconhecimento facial em BC

Neste domingo (20), durante as comemorações pelos 61 anos de emancipação política de Balneário Camboriú, o Governo de Santa Catarina realizará os primeiros testes com drones equipados com câmeras inteligentes de reconhecimento facial. A ação faz parte do projeto da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) que estuda o uso de tecnologias de monitoramento em grandes eventos.

Os testes acontecerão durante o show nacional da banda Jota Quest, às 15h, na Praia Central, que deve atrair milhares de pessoas. O sistema de reconhecimento facial será operado por três drones da Polícia Militar, com tecnologia térmica e de alta precisão, visando identificar em tempo real pessoas com pendências judiciais.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, o objetivo é reforçar a prevenção e a capacidade de resposta das forças policiais. Ele cita resultados positivos em testes anteriores realizados no Carnaval de Florianópolis, na Festa Nacional do Pinhão, em Lages, e na Festa da Tainha, em Balneário Barra do Sul.

O projeto integra um investimento estadual de R$ 40 milhões para a aquisição de mil câmeras inteligentes e software de integração com os sistemas municipais, como o programa Bem-Te-Vi. A meta inicial é atender os 60 municípios catarinenses com mais de 26,5 mil habitantes, onde se concentram mais de 70% da população e 73% dos homicídios registrados em 2024.

O sistema de reconhecimento facial opera por cruzamento automatizado das imagens captadas com os bancos de dados da Segurança Pública. Ao identificar alguma restrição, o sistema aciona a guarnição mais próxima para abordagem. Em caso de confirmação, são adotados os procedimentos legais.

Balneário Camboriú será o primeiro município catarinense a testar drones integrados à inteligência artificial, marcando um novo passo no uso de tecnologia para a segurança pública em Santa Catarina.



× SCTODODIA Rádios