O número de mortes confirmadas por intoxicação com metanol em São Paulo subiu para duas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. As vítimas são dois homens, de 46 e 54 anos, residentes na capital paulista.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil soma 127 casos notificados de intoxicação, dos quais 11 foram confirmados. Outros 15 já foram descartados em São Paulo. Até sexta-feira (3), o país registrava 113 notificações e o mesmo número de confirmações.
Operação policial prende 41 pessoas e interdita 11 estabelecimentos
A Polícia Civil de São Paulo realizou 41 prisões neste sábado (4) em operações contra a adulteração de bebidas alcoólicas. As ações ocorreram na capital, além das cidades de Diadema, Santo André, Jacareí e Jundiaí.
Durante as fiscalizações, 11 estabelecimentos foram interditados e milhares de materiais — entre garrafas, rótulos falsificados e insumos — foram apreendidos pela força-tarefa.
Governo reforça distribuição de antídotos
O Ministério da Saúde informou que 4.300 ampolas de etanol farmacêutico, usado como antídoto para intoxicação por metanol, devem chegar ao Brasil na próxima semana. O produto será distribuído a unidades de saúde em todo o país.
Além disso, 609 farmácias de manipulação têm capacidade de produzir o composto em território nacional.
O ministro Alexandre Padilha anunciou também a aquisição de 2.500 tratamentos de Fomepizol, medicamento importado que atua como outra alternativa de antídoto. O lote deve chegar ainda nesta semana.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.