Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Treinamento mobiliza equipes de Forças-Tarefa do Corpo de Bombeiros em Florianópolis

Segurança
WhatsApp Image 2024 12 02 At 20.53.34

Segurança

Treinamento mobiliza equipes de Forças-Tarefa do Corpo de Bombeiros em Florianópolis

Os grupos especializados são formados por células de quatro militares cada

Neste início de semana, sete Forças-Tarefa (FTs) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão reunidas em Florianópolis para um exercício de certificação de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE). A ação marca o aniversário de um ano da enchente em Rio do Sul, ocasião em que o trabalho das equipes das FTs foi essencial. O treinamento ocorre nesta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de dezembro.

Estão participando equipes de toda a 1ª Região de Bombeiro Militar (RBM), representando os batalhões de Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Blumenau, Criciúma, Itajaí e Tubarão. Cada FT é composta por quatro bombeiros militares, totalizando 28 profissionais.

O exercício foi dividido em diferentes etapas, desde a chegada das equipes a Florianópolis, onde os equipamentos foram verificados, até o exercício prático, que ocorreu à tarde, nas Baías Norte e Sul da Ilha.

O treinamento foi focado no uso de embarcações a motor, sendo este um dos equipamentos mais utilizados nas últimas ocorrências envolvendo desastres naturais e hidrológicos.

“Esse exercício de certificação é muito importante. Primeiro porque conseguimos avaliar as capacidades logísticas e de deslocamento de cada Força-Tarefa e, depois, a capacidade operativa durante o exercício propriamente dito. Também conseguimos identificar dificuldades enfrentadas em ocorrências reais, realizando alterações em nossos protocolos, manuais e até adicionando materiais utilizados durante as operações reais”, explica o major Marcelo Della Giustina da Silva, presidente da Coordenadoria de Força-Tarefa do CBMSC.

Na parte prática, foi realizado um simulado de rompimento de uma represa, em que uma cidade estaria alagada. As sete equipes deveriam realizar o resgate de 14 vítimas em situação de perigo, de forma técnica e ágil.

Como funcionam as Forças-Tarefa

A corporação possui 15 Forças-Tarefa, que podem ser empregadas a qualquer momento. São bombeiros militares lotados em todos os 15 batalhões do CBMSC pelo estado, com cursos operacionais especializados em atividades relacionadas a desastres naturais, como busca e resgate, intervenções em áreas deslizadas, operações com embarcações, atividade com cães e outras.

“Caso seja necessário, a corporação aciona a Força-Tarefa mais próxima do local do desastre para atuar na resposta. Isso garante um rápido tempo de reação e alta efetividade no atendimento à população”, informa o Comandante-Geral Coronel Fabiano Bastos das Neves.

Os grupos são formados por células de quatro militares cada. Podem ser acionadas de duas a quatro células da mesma Força-Tarefa, compostas por viaturas 4×4, embarcações e equipamentos específicos para a atividade a ser desenvolvida.

Outro diferencial é que as Forças-Tarefa são autossuficientes. Ao chegar na zona de desastre, não sobrecarregam a logística local, sendo independentes para alimentação, alojamento e deslocamentos, por exemplo.

Algumas Forças-Tarefa contam com binômios (cão + bombeiro) em suas equipes, enquanto outras possuem mais de um binômio. Caso a operação exija o uso de cães, eles também são acionados e atuam junto com os bombeiros militares.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo