Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Tubarão pode ter até 100 mm de chuva na semana

Segurança
D2a07d4b Dc0c 447e 9285 Db13d75b34b3
Foto: Caio Maximiano/Rádio Cidade

Segurança

Tubarão pode ter até 100 mm de chuva na semana

Defesa Civil trabalha com mais de um modelo de previsão; Rio Tubarão não preocupa

TUBARAO

As chuvas que vêm atingindo a região de Tubarão nos últimos dias não representam, até o momento, grandes preocupações. De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil municipal, a cidade registrou cerca de 15 mm de precipitação nas últimas horas. Os dados foram coletados na estação meteorológica do Cemitério do Horto, no bairro Monte Castelo, e também na ponte Prefeito Paulo Osny May.

Em municípios vizinhos, a situação é similar. São Martinho, que integra a bacia hidrográfica de Tubarão, registrou 8 mm de chuva durante a manhã desta terça-feira (4), enquanto Braço do Norte anotou 6 mm e Orleans 2 mm. Esses volumes indicam uma quantidade relativamente baixa de precipitação, o que reflete no nível do Rio Tubarão, que se encontra abaixo de 1 metro em relação ao nível do mar.

Previsões

A previsão para as próximas horas aponta para um aumento no volume de chuvas. Segundo os quatro modelos analisados pela Defesa Civil, a terça-feira (8) deverá ser o dia mais chuvoso, com possibilidade de até 40 mm de precipitação.

Em um dos modelos analisados, para quarta-feira (9) e quinta-feira (10), a chuva tende a diminuir, com volumes de precipitação reduzidos. Na sexta-feira (11), a previsão é de tempo mais seco, com mínimas chances de chuva, totalizando cerca de 50 mm de precipitação ao longo da semana.

No entanto, outro modelo climático aponta para um cenário com mais chuva. Nesse caso, a expectativa é de 40 mm para terça-feira, 10 mm para quarta-feira e mais 40 mm para quinta-feira, podendo somar até 100 mm de precipitação até o final da semana.

Riscos baixos

“Sabemos que a grande preocupação da comunidade é o Rio Tubarão. Com a atual condição que ele está, mesmo com os 100 mm, ele logicamente vai subir bastante, mas longe de sair da calha e provocar alguma inundação. Estamos acompanhando e caso mude o quadro, vamos informar”, destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Rafael Marques.

Ainda que o rio não seja uma preocupação de momento, riachos e córregos podem encher, especialmente em encostas de morros. Ainda assim, nada próximo aos recentes episódios de cheias como 2022 e 2023.

Contatos

Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 199. “Com essas chuvas, o que podem ocorrer, dependendo da intensidade e do intervalo de tempo, são alagamentos. Essa possibilidade não está descartada nem para hoje, nem para quinta. Orientamos que em caso de ruas alagadas, os motoristas não passem e as pessoas não passem a pé”, frisou Marques.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo