Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Vela usada para orações provoca incêndio em residência na Grande Florianópolis

Segurança

Segurança

Vela usada para orações provoca incêndio em residência na Grande Florianópolis

Bombeiro comunitário de folga auxiliou no combate ao fogo até a chegada da guarnição do Corpo de Bombeiros

Publicidade

Incêndio em quarto de residência provocou estragos na noite dessa quinta-feira, 12, por volta das 22h30, na Rua Albertina de Moraes, no bairro Ponte do Imaruim, em Palhoça.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Central de Operações dos Bombeiros Militares (Cobom) para atender um incêndio residencial, que teria iniciado em um dos cômodos do imóvel e um Bombeiro Comunitário (BC) de folga estaria prestando apoio no combate às chamas.

Ao chegar no local,  a guarnição confirmou que o incêndio havia atingido o quarto da frente da residência. Tratava-se de um incêndio confinado. Ao conversar com o proprietário, o mesmo informou que já havia retirado os familiares do imóvel e que tinha desligado o fornecimento de energia elétrica. Por orientação do BC ali presente, o mesmo disse que ao perceber o descontrole do fogo, fechou a porta do quarto para retardar a propagação das chamas.

O combate ao fogo

A guarnição optou primeiramente por iniciar o combate às chamas no interior da residência, mais precisamente pela porta do quarto. O imóvel era térreo, porém, a janela do cômodo estava trancada e dificultou o acesso para o combate por uma segunda equipe.

Após perceber que o vidro da janela já se encontrava trincado devido ao calor, a guarnição concluiu com segurança, a quebra total do vidro, até acessar a fechadura para sua abertura e a montagem da segunda linha de combate ao fogo. Foi utilizado o ventilador para a exaustão da fumaça. Foram gastos no combate, aproximadamente 1000 litros de água.

Investigação

Após a extinção das chamas e ventilação do local, foi realizada a perícia rápida. Através da observação do cenário e informações coletadas do proprietário/locatário, foi constatado que o início das chamas se deram por meio de uma vela acessa, em cima do criado mudo localizado no lado esquerdo da cabeceira da cama.

Seria um costume rotineiro da família para realizar suas orações. Por descuido, o ambiente onde estava a vela, foi deixado sozinho por algum tempo e quando voltaram, às chamas já estavam descontroladas. Houve a tentativa de combate através da água da mangueira de jardim e baldes mas, sem sucesso.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo