Itajaí
Vídeo: Operação Recomeço faz 22 abordagens em ação em Itajaí
Iniciativa conjunta do Município e PM busca combater o tráfico de drogas e oferecer alternativas às pessoas em situação de rua
A Operação Recomeço, que teve início na manhã desta quinta-feira (2), realizou 22 abordagens a pessoas em situação de rua na comunidade Nossa Senhora das Graças. A ação foi coordenada pelas secretarias de Segurança Pública, Assistência Social, Urbanismo e Habitação, e Secretaria de Obras, além de contar com o apoio de órgãos de segurança como a Polícia Militar e a Guarda Municipal.
O principal objetivo da operação foi combater o tráfico de drogas, especialmente na região do Matadouro, além de garantir a ordem pública e melhorar as condições de salubridade do ambiente. Durante o primeiro dia, 14 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram encaminhadas para o Centro POP, seis solicitaram internação e outras seis pediram ajuda para retornar às suas cidades de origem.
Além disso, durante a abordagem, foi identificada uma ligação clandestina, que foi desativada em seguida. Também foram apreendidos cerca de 2 kg de cobre, nove aparelhos celulares, seis rádios comunicadores (HT), um drone, cinco televisores, um simulacro de fuzil, um simulacro de pistola, uma faca, uma balança de precisão, uma lixadeira, cinco documentos e R$ 1.454,60.
A operação também apreendeu 976 gramas de crack, divididas em diversas porções, e duas gramas de cocaína, divididas em quatro porções. Durante a ação, também foi identificado um indivíduo foragido por não ter retornado da saída temporária.
A Secretaria de Urbanismo identificou e fechou dois estabelecimentos de compra de material reciclado, que foram notificados por irregularidades. Já a Secretaria de Obras retirou dois caminhões de entulho das calçadas da região.
Segundo o Prefeito de Itajaí, Robison Coelho, a operação reforça o compromisso com a segurança pública, ordem e assistência social, contribuindo para uma cidade mais segura para todos. A operação pretende dar continuidade à ação nas próximas semanas com o objetivo de contribuir para a defesa das famílias itajaienses.