Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Vigilância Sanitária apreende carga de alimentos em condições irregulares

Segurança
Vigilância Sanitária apreende carga de alimentos em condições irregulares
Foto: Reprodução/PMG

Segurança

Vigilância Sanitária apreende carga de alimentos em condições irregulares

Veículo transportava 49 peças de queijo e oito pacotes de ricota sem refrigeração

Na manhã desta segunda-feira (11), uma operação conjunta da Polícia Rodoviária e da Vigilância Sanitária de Gravatal resultou na apreensão de uma carga de produtos lácteos transportados de forma irregular.

A ação teve início quando agentes policiais abordaram um veículo que estava com o licenciamento vencido e sem a documentação fiscal exigida para o transporte de mercadorias.

Durante a inspeção, de acordo com a fiscal da Vigilância Sanitária de Gravatal, Sílvia Francisco Fernandes, foi identificado que o veículo transportava 49 peças de queijo e oito pacotes de ricota sem refrigeração, contrariando as normas de segurança alimentar.

“Os produtos estavam fora da temperatura recomendada pelos fabricantes, o que representa um risco para o consumo humano. Além disso, o motorista do veículo não possuía alvará para o transporte de alimentos, agravando a situação”, fala a fiscal.

A Vigilância Sanitária foi acionada e, após a constatação das irregularidades, lavrou um auto de infração. “O alimento já estava fora da temperatura ideal e foi descartado na Ossotuba, em Tubarão”, afirma um representante da vigilância.

Segundo o depoimento do motorista, a carga seria destinada a laticínios nas cidades de Braço do Norte e Rio Fortuna, onde ele alegou que iria realizar uma troca. No entanto, a falta de notas fiscais levantou suspeitas sobre a veracidade dessa versão. “Sem a documentação correta, é impossível confirmar a intenção dele. É provável que os produtos fossem levados para um mercado”, acrescentou a fiscal.

Devido à gravidade das infrações e ao risco sanitário, a carga foi inutilizada sem a aplicação de multa, uma vez que o alimento não será mais comercializado.

Com informações de Daiane Fernandes/PMG.

Continue lendo
Topo