Itajaí
Vigilância Sanitária apreende cigarros eletrônicos em Itajaí
A ação conjunta entre vigilância Sanitária, PM, Bombeiros e Guarda Municipal resultou na detenção de um homem na Praia Brava
A Vigilância Sanitária, em ação conjunta com a Guarda Municipal de Itajaí, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, realizou a fiscalização de uma casa noturna na Praia Brava, após e apreendeu cigarros eletrônicos e narguiles no domingo (12). O local era alvo de denúncias de moradores das imediações e frequentadores.
“Movidos por várias denúncias que recebemos, nós fizemos uma fiscalização atrás da comercialização de cigarros vaper e uso de narguilé em área irregular”, explica o diretor da Vigilância Sanitária de Itajaí, Silvio Schaadt. A denúncia indicava a venda de cigarros eletrônicos e o uso irregular de narguilé no local, o que motivou a inspeção das autoridades. Durante a operação, um homem foi detido em flagrante por comercializar cigarros eletrônicos nas proximidades da casa noturna. “A venda e a manutenção desses produtos são ilegais no Brasil. Após a constatação, o homem foi encaminhado à Central de Plantão Policial, onde será investigado pela autoridade policial e, caso necessário, preso em flagrante”, relata o policial civil Fernando Neto, que acompanhou a ação.
Desde 2009, a comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 855/2024, da Anvisa, atualizada recentemente, mantém a proibição e reforça restrições sobre o uso desses produtos, incluindo a proibição em recintos coletivos fechados, sejam públicos ou privados. A decisão foi tomada após uma ampla avaliação dos riscos e impactos desses dispositivos à saúde pública. As operações de fiscalização continuarão nas próximas semanas.