Social
Força-tarefa em Tubarão orienta pessoas em situação de rua
Ação teve como foco identificar pessoas em situação de rua e oferecer suporte
Publicado em
Ação teve como foco identificar pessoas em situação de rua e oferecer suporte
Por
Vitor Wolff
Uma força-tarefa formada por servidores das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde, além de agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Tubarão (GMT), realizou abordagens em espaços públicos da cidade nesta sexta-feira (08). A ação teve como foco identificar pessoas em situação de rua e oferecer suporte.
Durante a operação, seis pessoas foram orientadas por equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). A intenção foi incentivá-las a aderir aos serviços públicos disponíveis, como atendimento social, acolhimento em Casas de Passagem e acesso a tratamentos de saúde.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Kelly Botega Fortunato, Tubarão é um destino atraente para pessoas de outros estados, especialmente do Rio Grande do Sul, devido à sua localização e cultura solidária. Em um contexto nacional, dados do IPEA apontam que, em 2022, o Brasil registrava 281.472 pessoas em situação de rua, um crescimento de 200% em uma década, enquanto a população geral aumentou apenas 5%, segundo o IBGE. Vale lembrar que o STF, em 2023, proibiu a remoção forçada dessas pessoas, garantindo a proteção de seus direitos e pertences.