Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Itapema busca incrementar programa Família Acolhedora

Social
Itapema Busca Incrementar Programa Familia Acolhedora
Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Social

Itapema busca incrementar programa Família Acolhedora

A iniciativa regulamentada pelo ECA oferece alternativa ao acolhimento institucional e garante atenção individualizada em ambiente familiar

Para garantir cuidado e afeto a crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, afastados do convívio familiar por situações de risco, o Programa Família Acolhedora está com inscrições abertas para novos participantes em Itapema. A iniciativa, já em funcionamento no município, é regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e oferece uma alternativa ao acolhimento institucional, assegurando atenção individualizada em um ambiente familiar durante o período necessário.

Enquanto a criança ou adolescente permanece acolhido, a família de origem é acompanhada pela rede de assistência para viabilizar a reintegração familiar. Quando isso não é possível, o caso pode ser encaminhado para adoção. A construtora JA Russi é uma das apoiadoras do projeto.

“O acolhimento em família é fundamental para oferecer um ambiente mais próximo da vivência familiar, com afeto, estabilidade e segurança. É uma medida provisória, mas com potencial transformador na vida de crianças e adolescentes que passam por situações de afastamento do núcleo familiar em razão da violação de direitos”, destaca Daniele Herrera, coordenadora do programa.

Podem se cadastrar como famílias acolhedoras pessoas com mais de 21 anos, com ou sem filhos, que não estejam inscritas em cadastros de adoção. O processo inclui entrevistas, visitas domiciliares, capacitação e acompanhamento técnico. As famílias também recebem apoio financeiro durante o período do acolhimento.

Diferente da adoção, o acolhimento familiar é temporário e tem como foco a proteção integral da criança até que a situação da família de origem seja resolvida. Atualmente, 10 crianças acolhidas no serviço institucional da cidade aguardam a oportunidade de vivenciar o acolhimento familiar. Interessados em participar do programa podem procurar o Programa Família Acolhedora pelo WhatsApp (47) 9187-2628 ou no email familiaacolhedoraitapema@gmail.com.

Continue lendo
Topo