Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

5G completa três anos de alcance no Brasil

Tech
Cidade Inteligente Futurista Com Tecnologia De Rede Global 5g Scaled
Imagem: Freepik/Banco Gratuito

Tech

5G completa três anos de alcance no Brasil

A tecnologia 5G celebra neste domingo (6) três anos de implantação no Brasil, alcançando 1.025 municípios

A tecnologia 5G celebra neste domingo (6) três anos de implantação no Brasil, alcançando 1.025 municípios e beneficiando mais de 47 milhões de brasileiros, segundo balanço da Conexis Brasil Digital. A nova geração de conectividade, que proporciona maior velocidade e menor latência, está presente nas regiões mais populosas e cobre mais de 70% da população do país. Brasília foi a primeira cidade a receber a tecnologia, em julho de 2022.

São Paulo lidera em infraestrutura, com mais de 10,2 mil antenas espalhadas por 622 municípios, o que representa 25% de todas as estações do país. Já o Acre possui o menor número de antenas, com apenas 169 distribuídas em cinco cidades. A meta estipulada pela Anatel, de cobrir todas as capitais e 53 municípios com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025, já foi atingida e superada pelas operadoras, que avançaram 60% além do previsto para 2026.

Apesar do avanço técnico, um dos maiores entraves para a expansão do 5G no país é a ausência de legislação local que regulamente a instalação das antenas, conforme estabelece a Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015). Atualmente, apenas 450 cidades possuem leis adequadas, concentrando 85% das 41 mil estações 5G existentes. Nessas localidades, a média é de 3.189 habitantes por antena.

Em contrapartida, nos 849 municípios que ainda não atualizaram suas legislações, há somente 6,3 mil estações — o equivalente a 15% do total nacional. Nesses locais, cada estação atende, em média, 7.031 pessoas, o que evidencia um desequilíbrio na oferta do serviço.

A tecnologia 5G representa um salto significativo em diversas áreas, como indústria 4.0, agricultura de precisão, telemedicina e Internet das Coisas (IoT). No entanto, para que o país aproveite plenamente esse potencial, a modernização das leis municipais será fundamental para acelerar a expansão e garantir o acesso igualitário à conectividade de última geração.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo