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Como nossos dados viraram mercadoria no Brasil

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Foto: YuriArcursPeopleimages / Envato

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Como nossos dados viraram mercadoria no Brasil

Privacidade está em xeque?

CRICIUMA

A privacidade digital no Brasil enfrenta desafios significativos, com dados pessoais sendo frequentemente comercializados sem o devido consentimento dos cidadãos. Apesar da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em 2020, a proteção efetiva das informações pessoais ainda é uma meta distante.​

Comercialização de dados pessoais

Em 2020, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou a suspensão da venda de dados pessoais pela Serasa S.A., que oferecia informações como nome, endereço, CPF, idade e classe social por meio dos produtos “Lista Online” e “Prospecção de Clientes”. A decisão considerou que a prática violava os princípios da LGPD, destacando a necessidade de consentimento específico para o compartilhamento de dados pessoais. ​

Preocupações da população

Uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) em 2023 revelou que 60% dos usuários de internet no Brasil estão preocupados com o fornecimento de dados biométricos. Além disso, a pesquisa destacou disparidades na implementação de medidas de proteção de dados entre instituições públicas e privadas, evidenciando a necessidade de maior conscientização e adoção de práticas de segurança.

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