Tech
Portonave estreia a primeira empilhadeira 100% elétrica
Equipamento sustentável, primeiro no Brasil, não emite gases poluentes e reforça compromisso com operações eficientes e ecoeficientes
A Portonave, primeiro terminal privado de contêineres do país, deu mais um passo em direção à modernização sustentável ao iniciar as operações da primeira Reach Stacker (empilhadeira para movimentação de contêineres) 100% elétrica adquirida no Brasil. Essa inovação integra o pacote de R$ 439 milhões investidos pela empresa em equipamentos modernos, anunciado em abril de 2024.
Adquirida por meio do regime tributário Reporto — que incentiva a modernização do setor portuário —, a nova empilhadeira é um marco na infraestrutura do terminal em Navegantes (SC). Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Portonave é o porto mais eficiente do Brasil, resultado de uma infraestrutura de ponta e uma equipe altamente qualificada.
A Reach Stacker elétrica não emite diretamente gases de efeito estufa, como dióxido de carbono (CO₂), óxidos de nitrogênio (NOx) e de enxofre (SOx), além de proporcionar maior segurança e conforto aos operadores. O equipamento conta com câmeras 360°, sistema de detecção de obstáculos, bafômetro para liberação do uso e baixo nível de ruído.
Fabricada pela Shanghai Zhenhua Heavy Industries (ZPMC), a empilhadeira tem capacidade para empilhar até seis contêineres de 45 toneladas e opera com autonomia de até oito horas contínuas. Ao atingir 20% da carga da bateria, alerta o operador para retorno à base de recarga, que dura cerca de 1h20min. Antes de começar a operar, passou por um rigoroso “Endurance Test” de 84 horas em operação contínua, sem falhas.
O equipamento está alocado no depot da Iceport, onde são armazenados contêineres reefer — aqueles com controle de temperatura. A performance da máquina será monitorada para subsidiar futuras aquisições e modernização da frota, que já conta com sete Reach Stackers.
A Portonave já é pioneira em soluções sustentáveis no setor: em 2022, adquiriu a primeira Reach Stacker ecológica da América Latina e foi o primeiro terminal do Sul do Brasil a operar um Terminal Tractor 100% elétrico. Além disso, a companhia possui 318 placas solares instaladas em suas instalações.
Novos equipamentos a caminho
Em breve, o terminal iniciará as operações de dois novos scanners para inspeção de contêineres. Para 2026, estão previstas a chegada de dois guindastes Ship-to-Shore (STS) Cranes e 14 guindastes Rubber Tyred Gantry (RTG), responsáveis pela movimentação dos contêineres no pátio. Com a conclusão das obras de adequação do cais, a Portonave estará preparada para receber navios de até 400 metros de comprimento.
Criado em 2004, o regime tributário Reporto oferece isenção de tributos federais, como IPI, Imposto de Importação, PIS e Cofins-Importação, para empresas dos setores portuário e ferroviário adquirirem equipamentos essenciais para a modernização.