Tempo
Calor, nuvens e chuvas isoladas marcam o Réveillon no Brasil
A previsão foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a noite de Réveillon no Brasil aponta calor, céu nublado e chuvas isoladas em diversas capitais. No Rio de Janeiro e na maioria das cidades do Nordeste, como Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, o guarda-chuva pode ser dispensado, já que não há expectativa de chuva. No entanto, a hidratação será essencial, com temperaturas máximas entre 30°C e 32°C. Já em Teresina e São Luís, há possibilidade de chuvas isoladas, mas com calor acima de 30°C.
O cenário geral no país será de calor, muitas nuvens e chuvas isoladas, com possibilidade de trovoadas, especialmente nas capitais do Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Porto Alegre. No Sul, Curitiba e Florianópolis terão temperaturas mais amenas, entre 25°C e 26°C, enquanto São Paulo (27°C), Belo Horizonte (26°C) e Brasília (28°C) seguem a tendência. Destaque para Boa Vista, em Roraima, onde a máxima prevista é de 38°C.
De acordo com o Inmet, as chuvas entre 30 de dezembro e 6 de janeiro serão intensas na Região Norte, com acumulados acima de 30 mm e até 100 mm no Amapá. No Amazonas, Pará e sul do Tocantins, os índices podem ultrapassar 80 mm. Por outro lado, o norte do Pará e grande parte de Roraima terão acumulados abaixo de 20 mm. No Nordeste, a previsão é de chuvas fracas na faixa leste e norte, enquanto o interior segue quente e seco. No oeste da Bahia, Piauí e Maranhão, espera-se acumulados acima de 40 mm.
No Centro-Oeste, um canal de umidade manterá instabilidades e chuvas ao longo da semana, com acumulados acima de 80 mm em Mato Grosso e Goiás, podendo alcançar 150 mm em algumas áreas. No Mato Grosso do Sul, o tempo será firme inicialmente, mas instabilidades a partir de 1º de janeiro poderão gerar acumulados acima de 50 mm no norte do estado.
Na Região Sudeste, estão previstos acumulados superiores a 70 mm em boa parte da região, com exceção de São Paulo, norte de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, onde os valores ficarão abaixo de 50 mm. Em algumas localidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, os índices podem ultrapassar 100 mm.
Por fim, a Região Sul começará a semana com instabilidades, mas os acumulados serão baixos, ficando abaixo de 20 mm em muitas áreas. No leste de Santa Catarina e Paraná, os índices podem superar 40 mm, enquanto no sudoeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná, os acumulados ficarão abaixo de 10 mm, caracterizando um período mais seco.