O litoral de Santa Catarina segue sob influência dos resquícios do ciclone extratropical nesta quinta-feira (11). Mesmo com o sistema se afastando gradualmente para alto mar, o mar permanece agitado e há risco moderado a alto para ressaca, especialmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.
Ventos fortes e ondas acima de 4 metros

Entre o Meio-Oeste e o Litoral, são esperadas rajadas de vento entre 50 e 70 km/h ao longo do dia. No oceano, a atuação dos ventos de quadrante sul mantém as ondas elevadas:
- Litoral Sul: ondas entre 3,0 m e 4,0 m, com picos acima de 4,0 m em alto mar.
- Grande Florianópolis e Litoral Norte: ondas entre 2,0 m e 3,0 m.
A maior intensidade da agitação marítima está prevista para o período da tarde desta quinta-feira. A partir da manhã de sexta-feira (12), as ondas começam a perder amplitude e o mar retorna gradualmente à normalidade.
Chuva fraca e temperaturas em elevação
A manhã começou com muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca e passageira entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul. O risco para ocorrências associadas à chuva é baixo.
As temperaturas ao amanhecer variaram entre 8°C e 14°C nos Planaltos e Meio-Oeste, e entre 18°C e 22°C no Litoral. Ao longo do dia, com a diminuição da instabilidade, as máximas chegam a aproximadamente 25°C entre os Planaltos e variam de 27°C a 30°C nas demais regiões do estado.
Recomendações para a população
Diante das condições marítimas adversas, a orientação é de cautela:
- Evitar navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar.
- Não caminhar ou pedalar na orla quando as ondas atingirem a faixa de areia ou ciclovias.
- Em caso de intensificação dos ventos, buscar abrigo longe de árvores, postes, placas e objetos que possam ser arremessados.
- Permanecer atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.