A atuação de um ciclone extratropical no mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e Uruguai, intensifica o vento oeste em Santa Catarina durante esta quarta-feira (10). De acordo com a meteorologista Jéssica Silva, as rajadas devem variar entre 70 e 90 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral, com risco alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Nas áreas serranas próximas ao Litoral, os ventos podem superar os 100 km/h. No Extremo Oeste e Oeste, as rajadas ficam entre 40 e 60 km/h, classificadas com risco moderado.
Chuva e temporais isolados
Embora as condições para temporais e chuva intensa diminuam em grande parte do estado, a circulação do ciclone ainda transporta umidade do mar para o continente. Esse cenário favorece a formação de temporais isolados, especialmente no Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul.
No Litoral Sul, a chuva deve ser persistente e por vezes intensa, mantendo o risco alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas. Nas demais regiões, o risco permanece moderado.
Mar agitado
O mar segue agitado ao longo da faixa litorânea. As ondas — com direção nordeste — ficam entre 2 e 3 metros no Litoral Norte e Grande Florianópolis, e entre 3 e 4 metros no Litoral Sul. O risco para ocorrências associadas à agitação marítima varia de moderado a alto.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.