Tempo
Confira as ações definidas para as próximas horas após as fortes chuvas em Balneário Camboriú
As águas já baixaram na maioria dos pontos, mas segue o alerta máximo para deslizamentos
O Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) de Balneário Camboriú se reuniu na noite desta quinta-feira, 16, para planejar estratégias e ações de recuperação do município após as fortes chuvas que atingiram a cidade. O encontro ocorreu no gabinete da prefeita Juliana Pavan.
A chefe do executivo determinou que, primeiramente, a equipe esteja preparada para atender a população caso a chuva retorne, haja vista que a previsão para as próximas 24h é de 42mm. “Hoje nós fomos para a rua e garantimos a integridade das pessoas, é isso que precisamos fazer em primeiro lugar”, pontuou.
Agora, todas as secretarias estão unidas para a recuperação da cidade. As águas já baixaram na maioria dos pontos, portanto, já durante a tarde e noite desta quinta-feira, 16, equipes da Secretaria de Obras iniciaram a limpeza das vias da cidade. No primeiro horário de sexta-feira, 17, as equipes atuarão na Praia Central, para recuperação da Orla. O reparo foi programado para iniciar após a baixa da maré.
Além disso, já na manhã desta sexta-feira, 17, o governo municipal começará um relatório prévio da situação, com dados acerca do número de atingidos, custos para recuperação da cidade e valores para custeio de ações pela prevenção de desastres. A partir disso, o município buscará recursos junto aos governos estadual e federal.
A Defesa Civil de Balneário Camboriú está focada também na elaboração de uma plano de enfrentamento para situações emergenciais como a registrada nesta quinta-feira, 16.
Nas últimas 24h, foram registrados cerca de 200mm de chuva no município, sendo que o previsto para todo o mês de janeiro era 215mm. Por causa dos danos causados pela água, outros municípios estão direcionando ajuda à Balneário Camboriú, entre eles Rio do Sul, Criciúma, Porto Alegre, Igrejinha, Canoas, Brusque, Araquari, Blumenau e Bento Gonçalves, através de donativos, maquinários e mão de obra.
Os alojamentos temporários, montados em três bairros da cidade, estarão abertos durante a noite e também nesta sexta-feira (17). A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família está com servidores à disposição no Centro de Treinamento Comunitário, localizado na Rua Itália, nº 1.059; Centro Comunitário da Barra, na Rua Manoel Athanázio Corrêa; e no Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã, na Rua Angelina, nº 595.
Município está em alerta máximo para deslizamentos
Segundo informações da Defesa Civil, Balneário Camboriú encontra-se em alerta máximo para o risco de deslizamentos. Devido às chuvas previstas para a madrugada desta sexta-feira, 17, é preciso redobrar os cuidados, principalmente quem reside próximo a encostas.
Entre os sinais estão rachaduras no solo, água vertendo do piso e árvores estalando. Após abrigar-se, a orientação é informar a Defesa Civil, pelo 199, ou Corpo de Bombeiros, pelo 193. A orientação para estas pessoas é que, a qualquer sinal de possível deslizamento, deixar a residência imediatamente e procurar um lugar seguro, seja em casa de parentes, amigos ou nos abrigos que estão ativos no município.
Balneário Camboriú tem 42 pontos de risco sob monitoramento, sendo 32 com perigo de deslizamentos de terra e outros 10 com alerta para possíveis inundações e alagamentos. “Estamos com dois geólogos enviados pelo município de Blumenau percorrendo a cidade e verificando esses locais. Nossa primeira ação será na Rua Irlanda do Norte, no bairro das Nações, onde temos uma rocha apresentando risco aos moradores. O local já está sinalizado e será nossa prioridade”, afirmou Juliana. A orientação é que as pessoas evitem trafegar pelo local.
Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC)
O Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) foi instituído pelo Decreto nº 12.035/2025. Composto por 22 autoridades do poder público municipal, iniciativa privada, associações privadas e concessionárias de serviços públicos, o grupo não implica em remuneração dos seus representantes, sendo considerada função voluntária e de relevância social e comunitária.
Para situações futuras, o local do gabinete de crise foi instaurado oficialmente no gabinete da Prefeita, no 3º andar do Paço Municipal.