A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a ocorrência de temporais com chuva intensa entre a tarde e a noite desta quinta-feira (29). A instabilidade climática é provocada pela formação de um sistema de baixa pressão no continente, que avança entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil e volta a ganhar força sobre o estado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, todas as regiões catarinenses devem ser afetadas. No entanto, o risco é considerado maior no Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e na Grande Florianópolis, onde estão previstas pancadas de chuva volumosa em curto espaço de tempo, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
O cenário meteorológico coloca Santa Catarina em risco moderado para ocorrências como alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos. A Defesa Civil alerta que o sistema de baixa pressão deve se deslocar gradualmente em direção ao alto-mar, mas tende a se intensificar nos próximos dias, mantendo a condição de instabilidade.
Diante da previsão, o órgão estadual reforça a importância de acompanhar as atualizações dos boletins meteorológicos e os alertas emitidos pelos canais oficiais, já que as condições do tempo podem mudar rapidamente.
Recomendações da Defesa Civil durante os temporais
Para reduzir riscos e evitar acidentes, a Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de autoproteção:
- Buscar abrigo em locais seguros durante os temporais, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
- Evitar transitar ou permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes de energia elétrica em caso de ventos fortes.
- Não atravessar ruas alagadas, nem pontes ou pontilhões submersos, mesmo que a lâmina de água pareça baixa.
Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.