Florianópolis
Defesa Civil está em alerta na capital do Estado
O período crítico de chuvas se estende de quarta até sexta-feira (11)
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta nesta quarta-feira (9) sobre a previsão de chuvas intensas e persistentes em todo o estado, com foco especial na Grande Florianópolis, que deve registrar os maiores volumes de precipitação. O período crítico de chuvas se estende de quarta até sexta-feira (11), aumentando o risco de inundações, enxurradas e deslizamentos em várias regiões.
Além do risco elevado de inundações, as condições meteorológicas trazem um risco moderado para outros eventos relacionados ao clima. Os ventos soprarão de fracos a moderados, inicialmente do norte e mudando para sul ao longo do dia, com rajadas de até 55 km/h nas áreas internas. As temperaturas na Grande Florianópolis devem variar entre 18°C e 28°C.
Essa previsão de chuvas volumosas é causada pela combinação de um sistema de baixa pressão e a circulação marítima, resultando em precipitações significativas. O alerta da Defesa Civil se estende por todo o estado, e o mar apresenta condições moderadas, com ondas variando de 1,0 a 1,5 metros na região do Litoral Sul até a Grande Florianópolis, enquanto o Litoral Norte terá mar calmo com ondas de até 1,5 metros. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, também se manifestou nas redes sociais sobre a situação.