Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Drones ajudam SC a mapear danos das tempestades

Tempo
IMG 0227 02 2
Foto: Leo Munhoz / SECOM

Tempo

Drones ajudam SC a mapear danos das tempestades

A ação garantiu um mapeamento técnico rápido das áreas afetadas e marcou o início do uso da nova tecnologia

As fortes tempestades que atingiram Santa Catarina no dia 9 de maio provocaram danos em várias regiões do estado. Para avaliar os estragos, a Defesa Civil utilizou pela primeira vez os drones recebidos do Governo do Estado dois dias antes do evento. A ação garantiu um mapeamento técnico rápido das áreas afetadas e marcou o início do uso da nova tecnologia em situações de emergência.

Em cidades como Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, e Palmitos, no Oeste, as imagens aéreas confirmaram a ocorrência de tornados. Os drones permitiram uma análise precisa dos prejuízos, contribuindo para orientar as medidas de resposta e reconstrução. Com câmeras térmicas, sensores avançados e resistência a condições adversas, os equipamentos também servem para buscas, monitoramento de riscos, cheias e apoio a salvamentos.

A entrega de 24 drones DJI Matrice 30T e 22 viaturas 4×4 à Defesa Civil representa um avanço significativo na modernização da estrutura de atendimento a desastres. A iniciativa do Governo de Santa Catarina reforça a capacidade do estado em prevenir e enfrentar eventos climáticos extremos, priorizando a segurança e a proteção das comunidades.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo