Tempo
Epagri apoia produtores de maçã após granizo em SC
A Epagri está prestando suporte aos produtores de maçã afetados por uma queda de granizo que ocorreu na tarde da última terça-feira (4)
A Epagri está prestando suporte aos produtores de maçã afetados por uma queda de granizo que ocorreu na tarde da última terça-feira (4) em São Joaquim. O fenômeno foi isolado e causou danos em algumas propriedades, especialmente nas localidades de Morro Grande e Criúvas, no interior do município. A equipe de técnicos da Epagri, com vasta experiência, está monitorando a situação e orientando os fruticultores sobre como proteger os pomares e acessar os programas da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, que oferecem subsídios para financiar sistemas de proteção antigranizo. Nos últimos anos, mais de 350 hectares foram protegidos por essa política pública estadual.
Embora o granizo tenha causado danos pontuais, o episódio não deve comprometer a safra de maçã de São Joaquim, que é a maior produtora do Brasil. A colheita da cultivar Gala já começou, e a expectativa é que o volume de produção se aproxime do registrado no ano anterior, com 290 mil toneladas. Além disso, espera-se uma melhoria significativa na qualidade dos frutos, com melhor coloração e calibre em comparação ao ano passado.