Frente fria traz risco de temporais e frio intenso
Devido à passagem de uma frente fria vinculada a um ciclone extratropical localizado no litoral do Rio Grande do Sul, o Estado enfrentará um clima instável
Nesta quarta-feira (28), o Estado enfrentará um clima instável, acompanhado por uma queda acentuada nas temperaturas, devido à passagem de uma frente fria vinculada a um ciclone extratropical localizado no litoral do Rio Grande do Sul, além da entrada de uma massa de ar frio de origem polar.
Durante a madrugada e a manhã, há possibilidade de temporais com ventos intensos, chuvas fortes e raios, o que representa risco moderado a alto para eventos como destelhamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos e árvores, além de alagamentos localizados.
Com a chegada gradual do ar polar ao longo do dia, as temperaturas devem cair significativamente. Nos planaltos, Grande Florianópolis Serrana e Meio-Oeste, os termômetros podem marcar entre -1°C e 5°C, enquanto nas demais regiões, as mínimas devem variar entre 4°C e 12°C ao final do dia. Esse cenário aumenta o risco de desconforto térmico e pode agravar doenças cardiovasculares e respiratórias.
O mar também ficará agitado entre o Litoral Sul e a região de Florianópolis, com ondas vindas do nordeste variando entre 2,0 e 2,5 metros.