Nasa antecipa retorno de quatro astronautas da ISS após problema médico

A equipe estava em missão regular de rodízio de pessoal no laboratório orbital e deveria permanecer na ISS por pelo menos mais um mês.

Eduardo Fogaça

Publicado em: 13 de janeiro de 2026

4 min.
Nasa antecipa retorno de quatro astronautas da ISS após problema médico. Foto: Divulgação/Nasa

Nasa antecipa retorno de quatro astronautas da ISS após problema médico. Foto: Divulgação/Nasa

A Nasa anunciou que quatro astronautas da tripulação Crew-11 retornarão à Terra mais de um mês antes do previsto após um problema médico identificado em um dos integrantes da missão. O nome do astronauta afetado não foi divulgado por motivos de privacidade, segundo informou a agência espacial norte-americana.

O retorno antecipado marca um fato inédito na história da Estação Espacial Internacional (ISS): é a primeira vez que a Nasa decide trazer uma tripulação de volta antes do prazo exclusivamente por razões médicas.

Quem faz parte da tripulação

A Crew-11 é composta por quatro membros:

  • Zena Cardman, astronauta norte-americana;
  • Mike Fincke, astronauta norte-americano;
  • Kimiya Yui, astronauta japonesa;
  • Oleg Platonov, cosmonauta russo.

A equipe estava em missão regular de rodízio de pessoal no laboratório orbital e deveria permanecer na ISS por pelo menos mais um mês.

Como será o retorno à Terra

A volta será realizada em uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX. A nave deve se desacoplar da ISS já nesta quarta-feira (14), com previsão de pouso na Terra na quinta-feira (15).

De acordo com a Nasa, o astronauta que apresentou o problema de saúde encontra-se em condição estável e não precisará de cuidados médicos especiais durante a viagem de retorno.

Procedimento incomum

Normalmente, a Nasa só autoriza o retorno de uma tripulação após a chegada de outra equipe para manter a ocupação contínua da estação. Desta vez, a agência optou por encerrar a missão antecipadamente, mesmo sem a substituição imediata, devido à situação médica.

Os astronautas costumam permanecer entre seis e oito meses na ISS e contam apenas com equipamentos médicos básicos e medicamentos para emergências limitadas.

Caminhada espacial foi cancelada

Em razão do problema médico, a Nasa também anunciou o adiamento de uma caminhada espacial que estava programada para quinta-feira (8). A atividade seria a primeira caminhada no espaço de Zena Cardman, geobióloga de 38 anos selecionada para o corpo de astronautas em 2017.

A agência não informou quando a atividade poderá ser remarcada.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios