A atuação do primeiro ciclone extratropical de 2026 deve mudar o tempo em Santa Catarina a partir desta quinta-feira (8), com temporais isolados, e ganhar força entre sexta-feira (9) e sábado (10), quando são esperadas chuvas intensas, ventos fortes e risco de alagamentos em várias regiões do estado. As informações são da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e da Meteored Brasil.
Quinta-feira começa com sol, mas termina com temporais
De acordo com a Defesa Civil, a quinta-feira iniciou com predomínio de sol e temperaturas elevadas em todas as regiões catarinenses. No entanto, a combinação entre calor e umidade favorece a formação de temporais isolados entre a tarde e a noite, especialmente no Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planaltos e Litoral.
Os meteorologistas Eduardo Cho-Luck e Caio Guerra explicam que os temporais devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
“O risco é considerado baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais, danos na rede elétrica, queda de galhos e destelhamentos”, informam os especialistas.
As instabilidades começam entre a Serra Geral e o Litoral Sul e avançam para o norte do estado ao longo da tarde. À noite, a tendência é de perda de intensidade das chuvas, com retorno do tempo firme.
Ciclone se forma na sexta-feira e intensifica instabilidades
O cenário muda de forma mais significativa na sexta-feira (9). Segundo a Defesa Civil, o dia começa com tempo estável, mas a partir da tarde o avanço de um sistema de baixa pressão provoca tempestades localizadas em todo o estado, com risco moderado para alagamentos.
Essas condições estão associadas à formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que passa a influenciar diretamente o tempo em Santa Catarina.
Rio atmosférico pode potencializar chuvas
A Meteored Brasil alerta que a ciclogênese deve impulsionar a formação de um rio atmosférico, um intenso corredor de umidade vindo da Amazônia em direção à Região Sul.
Segundo o meteorologista Matheus Manente, esse fluxo de umidade será determinante para a intensificação das chuvas.
“Esse sistema começa a se organizar no final da quinta-feira, se intensifica na sexta e atinge o ápice no sábado, alimentando tempestades severas”, explica.
Sábado concentra maior risco para Santa Catarina
No sábado (10), mesmo com o deslocamento do ciclone em direção ao oceano, o risco permanece elevado. Em Santa Catarina, os temporais devem ser mais intensos entre a tarde e a noite, principalmente do Meio Oeste ao Litoral.
Previsão de nebulosidade e chuva no sábado durante a tarde mostra um ciclone com centro na altura do Uruguai e frente fria intensa formando tempestades sobre a região Sul, MS e parte de SP.Nessas áreas, há possibilidade de chuva volumosa em curto período, com alagamentos, enxurradas, ventos fortes e granizo, além de danos como queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo mostra que os volumes podem chegar a 100 mm em RS, SC, PR e MS, enquanto em SP os valores chegam a até 50 mm.
Volumes de chuva e ventos chamam atenção
As previsões indicam que os acumulados de chuva podem chegar a 130 milímetros em pontos do Sul do Brasil, incluindo Santa Catarina. Além disso, as rajadas de vento podem ultrapassar os 50 km/h, com picos próximos a 70 km/h entre sábado e domingo.
A Defesa Civil reforça a importância de a população acompanhar os avisos meteorológicos e adotar medidas preventivas, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos.
FIQUE BEM INFORMADO
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.