Trânsito
Com mais de 80% instalada, Central Semafórica deve entrar em operação ainda neste ano
São mais de 50 controladores espalhados pelas vias centrais de Criciúma
Falta pouco para que a Central Semafórica entre em operação na cidade de Criciúma. Implantada desde outubro, a nova tecnologia vai substituir o modelo analógico presente em mais de 50 cruzamentos espalhados pela cidade. Somente na Avenida Centenário, serão substituídos 17 pontos. Especialmente em horários de pico, a famosa “Onda Verde” permitirá a sincronização dos semáforos na Avenida, fazendo com que os motoristas possam encontrar sinais abertos em sequência ao longo do trajeto, a fim de diminuir o número de paradas.
“Já estamos na reta final dessas instalações para que possamos, nas próximas semanas, fazer a inauguração da Central Semafórica. Todos os controladores já foram instalados, um ou outro deve estar sendo verificado. Mas acredito que em torno de 80% da Central já esteja pronta para operar”, informou o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Gustavo Medeiros, em entrevista à Rádio Cidade em Dia.
O fluxo de veículos será monitorado pela Central, operada por técnicos de tráfego da DTT. O principal objetivo é evitar que os semáforos acumulem veículos desnecessariamente, enquanto faixas conflitantes possuem baixo fluxo. Medeiros explica que a Central vai conseguir mapear todos os semáforos da cidade, sendo possível identificar falhas de funcionamento.
“Só entrará em operação assim que todos os controladores estiverem instalados e ligados à Central Semafórica, já que de lá partirá todo o comando necessário. Qualquer intervenção que seja necessária em um semáforo, a Central Semafórica vai nos dizer em tempo real onde está o problema e o que está ocorrendo. Então, acredito que mais algumas semanas já consigamos colocar em operação”, reforça Medeiros.
Não resolve tudo
De acordo com o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, os novos semáforos inteligentes possuem a mesma tecnologia implantada em outras cidades, como Blumenau, Chapecó e Itajaí. Pavan frisa ainda que com os novos semáforos, os motoristas vão ganhar tempo e agilidade nas ruas, especialmente nos horários de pico.
“Como eles são manuais, é necessário que um técnico nosso vá até o local e programe manualmente cada um desses semáforos, fazendo com que nem sempre haja um sincronismo interessante entre eles e acabe dificultando um pouco o trânsito. Com isso, vamos ganhando um pouquinho de tempo. A Onda Verde tão esperada é algo que vai acabar sendo possível de acontecer”, observa Pavan.
Entretanto, o diretor da DTT, Gustavo Medeiros alerta os motoristas que a Central Semafórica não resolverá todos os problemas de trânsito da cidade e serão necessários outros investimentos no campo da mobilidade urbana. “A Central Semafórica não vai resolver todos os problemas do trânsito. Isso é um estudo de mobilidade urbana, que entrou e saiu prefeito e nunca foi feito. E agora no governo do Clésio Salvaro foi estudado, planejado e foi feito um grande estudo de mobilidade urbana que, com certeza, o próximo prefeito vai dar continuidade às obras e fazer todas essas melhorias para que o trânsito melhore”, destaca.
A implantação da Central Semafórica teve investimento total para a compra e instalação dos equipamentos na casa de R$ 1.980.000,00, provenientes de uma operação de crédito junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).