Trânsito
Comunidade debate mudanças no tráfego da BR-101 em audiência pública
A audiência pública foi realizada em Capivari nesta quinta-feira (19)
Por
Vitor Wolff
Na última quinta-feira (19), foi realizada uma audiência pública no Centro de Educação Infantil Amélia Zanela Machado, no bairro Ilhotinha, em Capivari de Baixo, para discutir os projetos de mudança de sentido nas marginais da BR-101. O evento, organizado pela Pastoral Afro Família e pela Comunidade Quilombola, contou com a participação de moradores locais e de outras áreas do município, com o objetivo de debater e aprovar as propostas da administração municipal para melhorar o tráfego na região.
Durante o encontro, foram apresentadas duas propostas que visam atender à demanda da comunidade por melhorias no trânsito. Com a aprovação das sugestões pela população, os projetos foram encaminhados ao Ministério Público Federal (MPF) no dia seguinte, para dar continuidade ao processo. A procuradora do município, Marta Wendhausen, e o engenheiro civil Henrique Guimarães, esclareceram os detalhes dos projetos à comunidade, destacando a importância do tema, especialmente após o promotor do MPF, Demerval Ribeiro Viana Filho, demonstrar preocupação com a situação.
Na terça-feira (17), o promotor do MPF, representantes da Prefeitura de Capivari de Baixo, da CCR ViaCosteira, e o professor Manoel Machado Francisco, da Pastoral Afro Família, realizaram uma vistoria na área afetada pelas mudanças no tráfego da BR-101. O objetivo era avaliar os impactos das alterações, que têm dificultado a mobilidade dos moradores do bairro Ilhotinha e comunidades vizinhas. As mudanças, feitas pela concessionária CCR ViaCosteira, alteraram as vias laterais de mão dupla para sentido único entre os viadutos da região.
As alterações no trânsito vêm gerando reclamações desde o ano passado, quando a administração municipal apresentou propostas alternativas para resolver os problemas. Essas mudanças impactaram social e economicamente os moradores e empresários da área. Agora, com a vistoria e o envio das propostas ao MPF, a Prefeitura de Capivari de Baixo espera uma solução que inclua a construção de um novo acesso ou a reversão das mudanças no tráfego.