Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Estado de greve pode paralisar ônibus em Florianópolis

Santa Catarina
Copia De Portal SCTODODIA 60 Scaled
Foto: Marcos Jordão

Estado de greve pode paralisar ônibus em Florianópolis

Categoria rejeitou proposta patronal e, após 72 h, ameaça deflagrar greve se acordo não avançar

Motoristas e cobradores do transporte público da Grande Florianópolis entrarão em estado de greve nesta quinta-feira (12), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano (Sintraturb). A assembleia geral, com cerca de 300 dos três mil associados, rejeitou a proposta de reajuste salarial oferecida pelas empresas, que ficou em 5,32%, abaixo dos 6% prometidos inicialmente.

Com a rejeição da proposta, o sindicato estabeleceu o prazo legal de 72 horas para possível paralisação, o que pode ocorrer já a partir da próxima segunda-feira (16). O sindicato alerta que, caso o impasse não seja solucionado, a categoria pode deflagrar paralisações, que podem ser pontuais ou até mesmo uma greve total .

Em 2024, houve uma paralisação de três horas, mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC), com negociações que resultaram no retorno ao trabalho. Agora, a categoria ameaça repetir esse modelo se não houver avanço nas discussões .

Enquanto isso, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já se prepara para o possível impacto. A instituição anunciou que vai flexibilizar atividades acadêmicas e permitir trabalho remoto para servidores que dependem do transporte público.

Impacto

  • A mobilidade urbana da região metropolitana de Florianópolis pode ser afetada, complicando o deslocamento de estudantes, trabalhadores e usuários do transporte coletivo.

  • Instituições públicas e privadas, como a Udesc, estão em modo de preparação para garantir continuidade mínima dos serviços.

Próximos passos

A categoria aguarda contraproposta dos empregadores e da prefeitura de Florianópolis. Se não houver acordo dentro do prazo, paralisações podem começar aos primeiros dias da próxima semana, exigindo atenção da população.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo