Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Falta de lombadas causa preocupação em rua na Lagoa da Conceição

Trânsito
Image 2025 01 23T102238.308

Trânsito

Falta de lombadas causa preocupação em rua na Lagoa da Conceição

Problema tem gerado um aumento nos acidentes e atropelamentos, com motoristas e até ônibus circulando acima do limite de 40 km/h

Moradores do Canto e do Porto da Lagoa, na Lagoa da Conceição, enfrentam meses de apreensão devido à falta de lombadas na principal via da região, a rua Laurindo Januário da Silveira. A revitalização da rua, que começou em outubro do ano passado, resultou na remoção das lombadas, mas até agora não houve reposição de novos dispositivos de redução de velocidade. O problema tem gerado um aumento nos acidentes e atropelamentos, com motoristas e até ônibus circulando acima do limite de 40 km/h.

A via, que conecta o Rio Tavares à Lagoa da Conceição, é estreita e possui calçadas pequenas, o que torna ainda mais perigoso o tráfego de veículos e pedestres. A remoção das lombadas, que antes ajudavam a controlar a velocidade dos motoristas, deixou a rua mais perigosa e gerou muitos casos de acidentes. Moradores relatam que, além dos atropelamentos, como o ocorrido recentemente com uma senhora atingida por uma motocicleta, a via tem se tornado um verdadeiro “campo de corrida”, colocando todos em risco.

Impactos no trânsito e segurança

De acordo com Eder Silvio Cordeiro, presidente da Associação de Moradores do Porto da Lagoa, a via tinha 12 lombadas antes das obras de revitalização e, com a retirada delas, o cenário ficou mais caótico. Ele destaca que acidentes graves, como o de um motociclista que perdeu parte da perna após um acidente com um carro em dezembro, são consequência direta da falta de sinalização e dispositivos que forçam os motoristas a reduzir a velocidade.

Resposta da prefeitura

Em resposta às críticas e preocupações dos moradores, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção, informou que as lombadas foram removidas para as obras de revitalização da rua. No entanto, a administração municipal garantiu que dentro de 15 dias o problema será solucionado, com a reposição das lombadas na via.

Continue lendo
Topo