Trânsito
Melhoria da BR-282 em Palhoça avança e pode começar em 2025
Projeto que visa a expansão da BR-282, entre os quilômetros 15 e 18, em Palhoça, recebeu ajustes do Dnit e avança para a execução da obra
O projeto para a melhoria da BR-282, em Palhoça, entre os quilômetros 15 e 18, avançou nas últimas semanas e agora está mais próximo de se tornar realidade. Após a tragédia que resultou na morte de um casal, vítima de um acidente de trânsito no local, o projeto ganhou novo impulso, destacando a urgência na resolução dos problemas estruturais da via.
A proposta para a expansão e melhoria da BR-282 foi idealizada por um grupo de empresários e moradores da região, que bancaram os custos iniciais e enviaram o projeto para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O projeto, que inclui a construção de marginais e trevos de acesso, passou por ajustes solicitados pelo Dnit, mas já está em fase de finalização.
Obra prevista para 2025
Com o projeto agora revisado e pronto para ser executado, a expectativa é que o Dnit inicie as obras de expansão da rodovia já em 2025. O investimento visa melhorar a segurança e o fluxo de veículos no trecho da BR-282, que atualmente apresenta sérios problemas de infraestrutura e alta taxa de acidentes devido à falta de sinalização e acessos adequados.
A Prefeitura de Palhoça, que não tem envolvimento direto no projeto, informou que está acompanhando o andamento, mas não possui ingerência sobre a execução da obra. A área do projeto abrange um trecho crítico da rodovia, que é um dos principais acessos ao município e a região da Grande Florianópolis.
Por que a melhoria é urgente?
O trecho entre os quilômetros 15 e 18 da BR-282 está em uma situação calamitosa, com buracos, falta de acostamento, sinalização deficiente e trechos de pista perigosa. Esses problemas, somados à alta movimentação de veículos, especialmente em horários de pico, têm resultado em frequentes acidentes, como o trágico caso ocorrido recentemente.
Com a ampliação e a construção de novas vias de acesso, o projeto tem como objetivo proporcionar maior fluidez ao tráfego, aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes no local. Além disso, a obra é vista como essencial para o desenvolvimento econômico da região, facilitando o transporte de mercadorias e o acesso a bairros e cidades vizinhas.