Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Risco de novos deslizamentos no Morro dos Cavalos

Criciúma
DJI 0002 1 1 1
Foto: Divulgação Secom

Criciúma

Risco de novos deslizamentos no Morro dos Cavalos

O Governo Federal indicou que a construção de túneis ou um anel de contorno será prioridade para Santa Catarina

TUBARAO

A segurança da BR-101 em Palhoça, especialmente no trecho do Morro dos Cavalos, voltou a ser pauta em Brasília. A situação das encostas da rodovia foi debatida em reuniões com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério dos Transportes, reforçando a necessidade de medidas urgentes para evitar novos deslizamentos.

Desde 2013, um relatório apontou 27 pontos de risco ambiental na região, sendo que a concessionária Arteris é responsável pelo monitoramento e intervenções. No entanto, a classificação de risco foi baseada apenas em inspeções visuais, sem o uso de tecnologias mais precisas. Dois desses pontos – onde ocorreram deslizamentos em 2022 e 2024 – haviam sido considerados de baixo risco.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) identificou mais de 50 pontos críticos, mas uma reclassificação de 2015 reduziu a gravidade de praticamente todos eles. Apesar disso, a concessionária já havia recebido R$ 42 milhões via tarifa para as obras de contenção, que ainda não foram executadas.

Além das ações imediatas para garantir a segurança do trecho, uma solução definitiva para os problemas do Morro dos Cavalos está em discussão. O Governo Federal indicou que a construção de túneis ou um anel de contorno será prioridade para Santa Catarina. Até lá, a fiscalização sobre a manutenção da rodovia segue como uma das principais preocupações.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo