Criciúma
Serra da Rocinha: obras e comboios retornam em março
Confira os detalhes da retomada das obras na BR-285, na Serra da Rocinha, com novo cronograma e sistema de comboios oficiais
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As obras de pavimentação da BR-285, no trecho da Serra da Rocinha, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, serão retomadas no dia 10 de março, após um pedido da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para evitar interdições durante o período do carnaval. A confirmação foi feita pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Santa Catarina, Alysson Andrade, em entrevista ao Portal SCTodoDia.
Segundo Andrade, a previsão é que os trabalhos levem cerca de um ano para serem concluídos, incluindo a pavimentação dos 80 metros restantes e a construção de uma cortina de concreto para evitar novos desmoronamentos. O investimento total na obra é de R$ 62 milhões, com recursos da União e emendas parlamentares.
Comboios oficiais serão retomados
Com a retomada das obras, o DNIT também voltará a operar comboios oficiais para garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores. Os comboios funcionarão em dois horários diários: das 6h às 7h30 da manhã e das 17h às 18h30 da tarde, de segunda a sexta-feira.
Atualmente, o trânsito na Serra da Rocinha ocorre de forma irregular, sem autorização oficial. “Os comerciantes locais e os prefeitos optaram por assumir um risco calculado, permitindo a passagem de veículos em dias de tempo firme. Mas com chuva, essa travessia é altamente perigosa”, alertou Andrade.
Ele também destacou que, diferente de outras rodovias em situação semelhante, como a Serra do Corvo Branco, que está totalmente interditada para obras, a BR-285 continuará acessível via comboios. “Esse formato permite manter a economia local funcionando e a conexão entre os estados, mas exige atenção e respeito dos motoristas aos horários estabelecidos”, ressaltou o superintendente.
Obras para garantir segurança na Serra da Rocinha
O principal desafio da obra é a estabilização do maciço rochoso da serra, que sofreu deslizamentos significativos nos últimos anos. Para isso, serão instaladas duas cortinas de concreto e cravados tirantes a mais de 20 metros de profundidade, garantindo a segurança da estrutura e permitindo a pavimentação final.
“Não se trata apenas de asfaltar os 80 metros restantes, mas de garantir que o terreno esteja estável para que trabalhadores e motoristas possam trafegar com segurança”, explicou Andrade. O trabalho será minucioso, com técnicas de rapel e o uso de alpinistas para a fixação dos tirantes, garantindo a estabilidade do maciço.
Previsão de conclusão e impactos no trânsito
A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro trimestre de 2026. Durante esse período, podem ocorrer interrupções temporárias no trânsito, mas o DNIT garante que qualquer bloqueio total será informado com pelo menos 72 horas de antecedência.
Além disso, o superintendente destacou que, após a conclusão dessa etapa, a rodovia precisará de manutenção contínua devido às condições climáticas e geológicas da região. “É uma rodovia desafiadora, como a Serra do Rio do Rastro. Por isso, já temos um contrato ativo de monitoramento e manutenção preventiva”, afirmou Andrade.
Situação da BR-285 no Rio Grande do Sul
O trecho da BR-285 no Rio Grande do Sul também segue em obras, mas a principal dificuldade é a construção de uma ponte, que demorou para ter o projeto aprovado. Segundo Andrade, a previsão é que a pavimentação do lado gaúcho leve entre 15 e 18 meses para ser concluída, o que pode resultar na abertura total da rodovia até 2027.