Santa Catarina
[VÍDEO] Obras na BR-101 causam lentidão no Sul de SC
Congestionamento foi registrado entre Tubarão e Capivari de Baixo
Por
Matheus Machado
Com o período de alta temporada e férias escolares, o fluxo na BR-101 aumentou consideravelmente desde os primeiros dias de janeiro. Com a alta do trânsito, aliado às obras da CCR ViaCosteira, cenários caóticos vem sendo registrados diariamente em vários trechos da rodovia.
Nesta quarta-feira (15), filas de aproximadamente quatro quilômetros se formaram na divisa entre Tubarão e Capivari de Baixo. Na oportunidade, funcionários da concessionária faziam a manutenção do guara-corpo da ponte sobre o Rio Capivari, na altura do km 329.
Para os serviços, uma das pistas foi bloqueada no sentido Norte, causando grande congestionamento na BR-101. Devido ao fato, muitos motoristas optaram por pegar o acesso e transitar pela marginal. No entanto, na altura do km 329, a via também estava totalmente bloqueada em decorrência das obras mais adiante, uma vez que a marginal ainda não foi totalmente finalizada.
A mudança obrigou os motoristas a entrarem em Capivari de Baixo e buscar o contorno por dentro do município. A situação pegou muitos condutores de surpresa, inclusive vários argentinos que trafegavam no momento do congestionamento e que não conhecem a região. Algumas pessoas, para não fazer o contorno por dentro da cidade, retornaram pela via marginal na contramão, gerando ainda mais transtorno.
Devido a situação, muitos motoristas optaram por pegar outros acessos em Tubarão e se deslocar à BR-101 por Capivari, o que também resultou em congestionamentos especialmente próximo a ponte Stélio Cascaes Boabaid.
Filas também foram registradas em ambos sentidos na praça de pedágio de Tubarão.
Em contato com a CCR ViaCosteira, a empresa informou que em nenhum ponto a pista foi totalmente bloqueada e que, apesar da lentidão, o trânsito estava fluindo. Também foi informado que as obras não param neste período intenso devido a responsabilidade da concessionária com os prazos previstos em contrato.
Confira o vídeo do congestionamento no Instagram do portal:
Veja alguns registros da situação: