Segurança
[VÍDEO] Simulado de acidente de trânsito é realizado em Criciúma
Simulado de acidente em Criciúma envolve Corpo de Bombeiros e SEST Senat, promovendo a conscientização sobre segurança no trânsito
Um simulado de acidente de trânsito foi realizado na tarde desta quarta-feira (25) em alusão à Semana Nacional do Trânsito. Participaram instituições como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cruz Vermelha, Bairro da Juventude e SEST Senat, entre outras. A simulação ocorreu nas proximidades do Colégio Rogacionista, no bairro Pinheirinho, em Criciúma. Onde uma vítima encarcerada em um veículo foi resgatada.
O Sargento Luiz, do Corpo de Bombeiros, explicou em entrevista à Rádio Cidade em Dia, que a simulação demonstrou todo o processo de resgate veicular, incluindo o desencarceramento, que é a remoção das ferragens que prendem a vítima, seguido da extração, que consiste na remoção do paciente do carro danificado. “É uma oportunidade para mostrar como as Forças de Segurança atuam em situações reais”, afirmou.
Luiz destacou que o simulado proporciona uma experiência prática para a equipe e permite à comunidade observar como agem em emergências. “Para a maioria dos envolvidos, é como um atendimento real, mas com o intuito didático de ensinar e aprimorar as habilidades necessárias.”
A instrutora de Trânsito do SEST Senat, Márcia Psenzuc, também participou do evento e enfatizou a importância da conscientização sobre segurança no trânsito. “Estamos aqui para fazer a diferença. A paz no trânsito começa com cada um de nós. O SEST Senat está colaborando com a Semana Nacional do Trânsito e a comunidade de Criciúma para promover essa conscientização.”
Márcia acrescentou que diversas palestras estão sendo realizadas em Criciúma e Içara, abordando a mensagem de que a paz no trânsito começa por você. “Ontem fizemos uma palestra na Unesc, envolvendo muitos alunos, pois são eles que vão para o trânsito. Precisamos entender que o trânsito é volátil e que, ao praticarmos respeito e educação, podemos mudar essas estatísticas alarmantes”, concluiu.