Brasil
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA
Em 2024, o Brasil recebeu 728 mil turistas norte-americanos

A partir desta quinta-feira (10), cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voltam a precisar de visto para entrar no Brasil. A medida, anunciada em 2023, segue o princípio da reciprocidade, já que esses países continuam exigindo visto de brasileiros.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil não concede isenção de visto de forma unilateral e segue negociando acordos de isenção em bases recíprocas. Em rede social, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou que há tratativas em andamento, especialmente com os EUA.
Em 2024, o Brasil recebeu 728 mil turistas norte-americanos, 96 mil canadenses e 52 mil australianos, de acordo com dados da Embratur.
O visto deve ser solicitado online por meio do site eVisa. O processo inclui o preenchimento de um formulário, envio de documentos e pagamento de taxa no valor de US$ 80,90 (cerca de R$ 479). A permanência permitida é de até 90 dias.
Enquanto isso, o Japão, que estava na lista original, foi retirado da exigência e seguirá com isenção de visto para brasileiros.