Turismo
Estação Inverno é lançada na Serra Catarinense
A iniciativa estratégica do Governo de Santa Catarina visa promover o turismo e valorizar as potencialidades da região
A Estação Inverno foi lançada pelo governador Jorginho Mello, nesse sábado, 28, em Lages. A iniciativa estratégica do Governo de Santa Catarina visa promover o turismo e valorizar as potencialidades da Serra Catarinense durante a temporada mais fria do ano. O evento foi realizado no Espaço Cultural Aristiliano Ramos e contou com a presença de autoridades estaduais, lideranças locais e representantes do trade turístico.
Durante o lançamento, Jorginho Mello apresentou um conjunto de ações integradas que envolvem áreas como turismo, segurança pública, saúde, infraestrutura, Celesc, entre outras. O objetivo é garantir a melhor e maior temporada de inverno da história do estado, com foco na hospitalidade, segurança e infraestrutura de qualidade para receber os visitantes.
Ao longo do evento, o público pode degustar os vinhos de altitude, as cervejas artesanais de inverno e o melhor da gastronomia regional. A programação incluiu ainda oficina de chimarrão, que destaca uma das tradições mais emblemáticas da Serra e de Santa Catarina.
Com o título de Estado mais seguro do Brasil, Santa Catarina aposta no diferencial da Serra Catarinense para atrair turistas de todas as regiões do país e também do exterior.
A iniciativa reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento regional, o fortalecimento da economia local e a valorização das tradições serranas.
O mundo de olho no inverno catarinense
Santa Catarina segue no radar dos viajantes do mundo todo, com projeções otimistas para a temporada de inverno de 2025. Levantamento da ForwardKeys, via plataforma Amadeus, aponta um intenso movimento de interesse por viagens ao estado: ao todo, já são 3.030.569 buscas registradas — sendo 564.324 de turistas internacionais e 2.466.245 de visitantes nacionais.
No mercado internacional, o Chile lidera o ranking com 90.387 buscas por viagens para Santa Catarina. Em seguida aparecem os Estados Unidos (87.527) e Portugal (68.809). O destaque europeu se deve, em parte, ao voo direto da TAP entre Lisboa e Florianópolis, que também impulsiona o interesse de turistas de outros países da Europa, como a Itália. Outro ponto estratégico é o voo da COPA Airlines ligando o Panamá ao estado, ampliando a conectividade com a América Central e do Norte.
Investimentos na Serra
Receber o inverno na Serra Catarinense é mais do que uma mudança de estação — é uma oportunidade de movimentar a economia, valorizar tradições e oferecer experiências únicas aos visitantes. Para garantir uma temporada segura, acolhedora e estruturada, o Governo do Estado tem promovido uma série de ações integradas.
Entre os destaques estão o programa Energia Boa, que prevê a construção de seis subestações e mais de 225 quilômetros de rede de distribuição elétrica, e a chegada da rede de gás natural da SCGÁS à região serrana.
O Programa Estrada Boa também vem transformando trechos estratégicos, como a Serra do Corvo Branco, melhorando a mobilidade turística.
Na área da saúde, os hospitais públicos e unidades locais receberam reforços estruturais, novos equipamentos e ampliação de leitos.
Já na segurança pública, houve aumento do efetivo e intensificação das operações para garantir tranquilidade a moradores e turistas.