Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Vindima Goethe oferece experiências únicas no Sul de SC

Criciúma
Colheita da Uva no Vindima Goethe
Foto: Fabiano Limas

Criciúma

Vindima Goethe oferece experiências únicas no Sul de SC

A 17ª Vindima Goethe segue neste fim de semana com experiências culturais, pisa das uvas, degustações e tradições nos Vales da Uva Goethe

CRICIUMA

O segundo fim de semana da 17ª Vindima Goethe chega com novas e inesquecíveis experiências nos Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina. A festa, que celebra a colheita da uva Goethe e as tradições italianas, continua com uma programação variada que conecta os visitantes ao universo dos vinhos únicos da região, reconhecidos como Indicação Geográfica (IG).

As vinícolas participantes prepararam atividades que vão desde exposições culturais até vivências únicas, como a tradicional pisa das uvas, almoços harmonizados e degustações especiais.

“A Vindima valoriza o território e a nossa Indicação Geográfica. É uma oportunidade para o turista de vivenciar o encontro entre a tradição e os sabores exclusivos produzidos pelas nossas vinícolas. Os visitantes podem esperar uma experiência enogastronômica rica em cultura e histórias”, destaca Guilherme Bianchini, presidente da ProGoethe.

A Vindima Goethe, promovida pelo Município de Urussanga, Sebrae/SC e Associação ProGoethe, segue até 9 de fevereiro, com atividades que reforçam a conexão entre os parreirais, a mesa e os costumes locais. A celebração é um convite para vivenciar a essência dos Vales da Uva Goethe e a hospitalidade das vinícolas, que encantam tanto pelos vinhos quanto pelas tradições que preservam.

“Este é o momento em que celebramos não apenas a colheita, mas também o modo de vida que gira em torno da uva Goethe. A Vindima é um convite para vivenciar a essência dos Vales da Uva Goethe e a hospitalidade das vinícolas, que encantam tanto pelos vinhos quanto pelas tradições que preservam”, comenta Vanessa Lopes, secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Urussanga.

Destaques do segundo fim de semana:

Vinícola Trevisol
– Exposição Colheita de Memórias: Fotografias da história da vindima (das 14h às 18h).
– Schiacciata: Antigo costume da família de esmagar uma parte das uvas com as mãos, seguido de almoço típico e degustação (domingo, com reserva)
– Pannevin: Brusquetas, tábua de frios e vinhos harmonizados (sábado à noite, com reserva).

Vinícola Bianco
– Colheita e Pisa das Uvas: Almoço harmonizado com vinhos e espumantes (sábado, com reserva).

Vigna Mazon
– Wine Day: Degustação de vinhos, espumantes e antepastos, almoço típico e pisa da uva. Música ao vivo aos finais de semana (atividade com agendamento)
– Espaço Artes e Artesanato: aberto durante toda a Vindima, havendo interação com artistas locais aos sábados e domingos.

Casa Del Nonno
– Vinhos & Queijos: Harmonização especial e visita guiada (sábado às 10h, com agendamento).
– Imersão Goethe: Apresentação de lotes exclusivos com o winemaker Matheus Damian (sábado às 15h, com agendamento).

Continue lendo
Topo