Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Aila lança documentário sobre escritores de Içara

Variedades
WhatsApp Image 2025 05 18 At 17.03.35
Foto: Divulgação

Variedades

Aila lança documentário sobre escritores de Içara

Evento também marca o lançamento do novo site da Academia Içarense de Letras e Artes

A Academia Içarense de Letras e Artes (Aila) promove nesta terça-feira (20), às 19h, o lançamento de um documentário especial que homenageia escritores da cidade. A sessão ocorrerá na Câmara de Vereadores de Içara e será aberta ao público. Na mesma ocasião, será apresentado oficialmente o novo site da Aila, com conteúdo ampliado sobre a instituição e seus membros.

O documentário resgata a trajetória de autores içarenses, destacando suas contribuições para a literatura e para a arte local. Atualmente, a Aila conta com 14 acadêmicos ativos, 18 licenciados e 11 falecidos, cuja memória também é reverenciada na produção. O filme traz uma apresentação geral da Academia e capítulos dedicados individualmente a cada acadêmico, incluindo uma homenagem especial aos que já faleceram, perpetuando seus legados literários e artísticos.

A produção tem coordenação geral da jornalista Kênia Pacheco e direção de imagens de Monike Pelegrini, com recursos viabilizados pela Lei Paulo Gustavo, que incentiva projetos culturais em todo o país. O documentário será disponibilizado na íntegra no YouTube, e também será utilizado como material de apoio em palestras, escolas e eventos culturais e educativos.

O novo site da Aila trará informações institucionais, biografias dos acadêmicos, registros de atividades e, futuramente, uma loja virtual para venda de obras literárias publicadas pelos membros da Academia.

Para o presidente da Aila, Marcionei Fernandes, o lançamento do documentário é uma forma de valorizar a cultura local. “A história da nossa cidade também é contada por meio da escrita, da poesia e da arte. Este documentário é uma homenagem aos que dedicaram parte da vida à palavra, à sensibilidade e ao pensamento”, afirma.

O evento deve reunir autoridades, acadêmicos, familiares dos homenageados e apreciadores da cultura içarense. A entrada é gratuita.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo