Variedades
Alunos da Apae apresentam o tradicional Boi de Mamão
Ao todo 16 estudantes da Apae de Içara, participaram de todo o processo, desde a construção dos personagens, ensaios até o momento de entrar em cena
A quadra da Centro de Atendimento Educacional Especializado Sonho Dourado (Apae) em Içara foi palco, na tarde dessa quinta-feira, 3, de uma apresentação emocionante do tradicional Boi de Mamão. A estreia do espetáculo reuniu na plateia alunos das escolas municipais e da Apae de Balneário Rincão, além de autoridades locais.
O projeto Boi de Mamão, aprovado no edital do municipal de Içara de fomento à cultura da Lei Aldir Blanc, proporcionou que os estudantes da Apae desenvolvessem ao longo de seis meses o espetáculo apresentado. Ao todo 16 alunos da instituição participaram ativamente de todo o processo. Desde a construção dos personagens, passando pelos ensaios, até o momento de entrar em cena para cantar, tocar e interpretar.
Participaram José Volnei Pereira, Hersílio Silveira Hermínio, Geison Teixeira Da Silva, Márcia Olívio Guesse, Natália Castilhos Silveira, Roseli Borges, Marianne Andrade Paes, Fernanda da Silva Silveira, Jhully Maria Rolim Gonçalves, Célia Dalpont, Igor Fernandes, Victor Michels Zata, Everton Carlos Tauchert, Nicoly Da Silva, Mariza Marli Silvestre e Diego Rabelo Cardoso.
Para a produtora Lidiane Frello, a vivência superou todas as expectativas. “Estou muito feliz. A energia que criamos foi maravilhosa, especialmente com a presença das crianças. Para mim, o olhar infantil é essencial no Boi de Mamão. Até os alunos que não participaram da apresentação se envolveram, acompanharam os ensaios, vibraram com o processo”, comentou.
Além de Lidiane, assinaram a produção Victoria de Souza João e Jéssica Landin, apoio técnico de Ivani Kamke Schlemper, Jamille Fernandes e Ana Paula de Oliveira. Já para o auxílio da confecção dos personagens, o ator bonequeiro Marcelo Ciepielewski, de Nova Veneza, também esteve envolvido. O evento ainda contou com o prestígio da presença do Grupo Cirandela, que veio assistir à apresentação.
“Foi lindo ver a participação ativa dos nossos alunos. Muitos nem sabiam o que era o Boi de Mamão e hoje entendem, se envolvem e vibram com cada etapa. Muito me honra ver o desenvolvimento de cada um. Agora podemos dizer que temos um Boi de Mamão na Apae de Içara. E vamos seguir com esse grupo, levando nossa alegria, arte e a cultura popular para onde pudermos”, destacou Lidiane.
O evento contou com a presença dos mestres da cultura popular catarinense, José Marcondes, o popular Mestre Zé do Boi, e o artista criciumense Edi Baloid, além do Grupo de Boi de Mamão, Cultura Mamoeira.