Variedades
Aprenda uma receita especial para o almoço de Páscoa
A gastróloga Cleide Fidel, ensina um prato simples e delicioso de brandade de bacalhau
Que tal uma sugestão para o almoço de Páscoa? A ideia de um prato especial como o brandade de bacalhau, ensinado pela gastróloga Cleide Fidel, certamente vai agradar a família reunida.
E a dica de poder utilizar outros peixes como tilápia ou pescada, que são mais acessíveis e não exigem o processo de dessalga, torna a receita ainda mais prática e interessante para quem busca um bom custo-benefício sem abrir mão do sabor.
Com certeza, essa sugestão da Cleide é valiosa para quem quer preparar um almoço de Páscoa saboroso e sem complicações. Sirva acompanhada de arroz, macarrão na manteiga ou farofa crocante com bacon e amêndoas.
Ingredientes
500 g de bacalhau dessalgado em lascas grandes ou desfiado
600 g de batatas
50 g de cebola
2 dentes de alho
50 g de azeitonas pretas
50 g de pimentão vermelho ( opcional)
50g de pimentão amarelo ( opcional)
120 g de creme de leite fresco
30 ml de azeite
Sal a gosto
Noz-moscada ralada a gosto
Preparo
No dia anterior, faça a dessalga do bacalhau. Coloque o bacalhau numa tigela, cubra com água e leve à geladeira por 12 horas.Lembre-se de trocar a água no mínimo 4 vezes.
Descasque, pique e cozinhe as batatas junto com os dentes de alho descascados, amassados e uma colher de chá de sal até que fiquem macias. Escorra a água das batatas e ainda quentes amasse – as junto com os dentes de alho ou use um espremedor de batatas. Reserve. Escorra a água do bacalhau dessalgado retirando bem o excesso de água.
Aqueça uma panela em fogo médio, adicione o azeite, espere aquecer, coloque a cebola e dê uma leve refogada, até que comecem a ficar transparentes, adicione as azeitonas, os pimentões, refogue por mais 3 minutos, junte o bacalhau dessalgado e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo com uma espátula para desmanchar as lascas. Quando o bacalhau estiver cozido, abaixe o fogo e acrescente o purê de batatas, mexa para que incorpore . Junte o creme de leite, misture, fica um purê bem cremoso. Desligue o fogo, acrescente a noz moscada ralada na hora, ajuste o sal. Sirva a seguir.
Dicas da Cle
Caso não encontre o creme de leite fresco pode substituir por 100g de nata e 30 g de leite integral
Essa receita serve tanto para entradinha (com o bacalhau desfiado, servida sobre fatias finas de pão italiano ou torradas) como para o prato principal em lascas, se preferir pode ser levado ao forno para que gratine levemente.