A população de Navegantes e turistas podem preparar suas fantasias para curtir um carnaval raiz no município. A Prefeitura confirmou que a festa acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro com bailes, concursos, blocos e escolas de samba em um resgate histórico do Carnaval dengo-dengo. A “Vila do Samba” será montada na Arena de Eventos do Pontal e será batizada como Vilma de Souza Dias, uma das principais figuras da cultura carnavalesca de Navegantes.
“O Carnavega 2026 marca um reencontro de Navegantes com as raízes do seu carnaval desde 1930. Estamos resgatando a essência da festa popular, valorizando os ritmos tradicionais, as baterias, os blocos, os bailes e a participação das sociedades e das escolas de samba que construíram essa história ao longo do tempo”, declara o superintendente de Cultura do município, Marcos Montagna.
As saudosas sociedades onde a história da festa foi escrita, como Vera Cruz, 1º de janeiro, Almirante Tamandaré e União serão homenageadas dando nome aos bailes de máscara e também nas cores da decoração que marcaram gerações. Dona Vilma, figura icônica do carnaval navegantino, era moradora ilustre do bairro São Domingos, foi porta-bandeira por 25 anos da Escola de Samba Unidos do São Domingos, fundada por sua família em 1980. Ela foi escolhida para dar nome à Vila do Samba deste ano em reconhecimento à sua contribuição histórica para a cidade.
Os detalhes da programação completa estão sendo definidos, mas a população pode contar com bailes para crianças, adultos, terceira idade e até para os pets.
“É um carnaval pensado para celebrar a cultura, a identidade e a memória da cidade, mantendo viva a tradição e, ao mesmo tempo, abrindo espaço para que novas gerações vivenciem essa experiência de forma autêntica e democrática”, completa o superintendente de Cultura de Navegantes.
FIQUE BEM INFORMADO
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe