Variedades
Documentário de superação e amor será lançado em Gravatal
Baseado em livro, o projeto audiovisual “Caio: Uma Vida, Mil Lições” conta a história e o legado de um menino que tocou vidas e inspirou transformações
Por
Matheus Machado
O documentário “Caio: Uma Vida, Mil Lições”, de Clésia da Silva Mendes Zapelini, estreia no dia 5 de dezembro, em Gravatal, e promete emocionar ao retratar a trajetória de superação do menino Caio que viveu com uma doença rara e sem cura, mas que com sua força de viver, deixou um legado de amor e esperança para a sua família e para todos que o conheceram.
A obra, que foi selecionada e contemplada em um edital de chamamento público municipal da Lei Paulo Gustavo, será apresentada na Secretaria de Turismo de Gravatal, às 19h30, com a presença da professora, autora do livro “Pequeno Grande Caio” lançado em 2023.
A ideia de transformar a memória de Caio em documentário veio da necessidade de ampliar o acesso à obra para as pessoas que não tem domínio da leitura e da escrita. “A partir de um olhar para as pessoas mais velhas da minha família, como a minha mãe que não é alfabetizada, pensei que poderia levar esta experiência para mais pessoas, pois ela é tão intensa e não se resume a 10 anos de vida ” explica Clésia.
Profissional da educação há 30 anos, a professora, mestre e doutora em Ciências da Linguagem, já realizava palestras em sua área de atuação. Após o primeiro livro, abriram-se novas possibilidades para Clésia compartilhar sua experiência de vida e a história de Caio. “Busco levar a reflexão, para que as pessoas possam de alguma forma se inspirar ou se fortalecer. Precisamos disso. De amorosidade, olhar para o semelhante, aceitar ajuda. Olhar para o viver, para a ressignificação, para o tempo, para a vida. Então, trago isso em minhas palestras, no livro e no documentário” diz.
A escritora conta que ela e o esposo Clávison, ao compartilhar uma história da vida real, receberam muitos agradecimentos e relatos marcantes. “Soube de uma leitora que havia perdido seu filho e com a partida estava enfrentando uma depressão. De alguma forma, ela entendeu que nós seguimos em frente. Adotamos dois filhos e que nós estávamos tocando a vida. Ao ler o livro, ela disse que se inspirou e que, de alguma forma, ela estava melhorando o seu dia a dia com a narrativa de que a gente precisa ser grato por tudo que a gente passou mesmo passando por dificuldades. Eu nunca imaginei que não conseguiríamos” comenta.
A principal mensagem da história do Caio é a de que devemos observar o valor do tempo. “O Caio nasceu e viveu até um ano e meio sem problemas de saúde. Depois, do primeiro ano até dez anos, passou a apresentar algumas dificuldades. Perdeu a fala e os movimentos, mas nunca a vontade de viver, de aproveitar cada minuto da sua vida. Viveu intensamente. É uma história grandiosa pelos ensinamentos nos deixou, pelo seu exemplo. Ultrapassa o tempo cronológico. É um tempo vivido, aproveitado. É um tempo memorável, que vamos levar para sempre onde estivermos” explica a professora.
O filme conta com depoimentos de amigos e familiares, além da participação dos filhos Caio que partiu, Gabriel e Samuel, adotados pelo casal há 6 anos, com 10 e 14 anos. “É importante olhar muito para o que o amor construiu diante dessa dor. Que bom que Deus nos deu força, coragem e pessoas especiais ao nosso lado. Ao assistir, me emocionei muito. Uma coisa é ver o documentário sendo gravado e outra é o resultado final. Agradeço ao Marlon e Isabel da UNITV, ao Daniel escreveu o roteiro, às amigas Carla e Luana que ajudaram na produção. Só tenho gratidão à todas as pessoas que participaram e doaram o seu tempo. Então, olhar para tudo isso é muito gratificante. Convido todos a assistirem” conclui.
UM LEGADO DE SUPERAÇÃO, CORAGEM E AMOR
Baseado no livro “O Pequeno Grande Caio”, o documentário “Caio: Uma Vida, Mil Lições” revela a emocionante jornada de amor, resiliência e superação vivida por uma família diante de uma história de dor e esperança.
A trama começa com a expectativa alegre de um casal à espera do seu primeiro filho, em seguida, pelo diagnóstico devastador de uma doença rara e sem cura.
Narrado através de depoimentos tocantes dos pais, amigos, familiares e pessoas que conviveram com o menino Caio nos momentos mais desafiadores de sua trajetória.
Da obra escrita para as telas, podemos acompanhar a incansável luta pela vida, as batalhas diárias e as experiências transformadoras que, apesar das dificuldades, encheram sua vida de significado e se transformaram em inspiração não só para os que o conheceram.
Após a sua partida, o legado de Caio de superação, coragem e amor ressoa com a chegada de dois novos irmãos Samuel e Gabriel, trazendo um novo capítulo de esperança à família.
“Caio: Uma Vida, Mil Lições” não apenas narra uma história de luta, mas deixa uma profunda mensagem sobre a beleza de amar intensamente, a força do espírito humano e a capacidade de ressignificar a dor.
Com informações de PMG.