Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Estação ferroviária de Laguna não é prioridade

Tubarão
Portal SCTODODIA 12 4
Foto: Reprodução/André Luiz/Agora Laguna

Tubarão

Estação ferroviária de Laguna não é prioridade

Museu Ferroviário promoveu reunião com prefeito para mostrar a importância do projeto

TUBARAO

O projeto de reforma para a estação ferroviária de Laguna, que teve divulgada a abertura da licitação em junho de 2024 pelo então prefeito Samir Ahmad, ainda não saiu do papel.

De acordo com o o coordenador do passeio turístico do Museu Ferroviário de Tubarão, Jefferson Vitorino, em uma reunião com a atual administração, o prefeito Preto Crippa destacou que essa não será uma das prioridades neste momento.

“Conversamos com o atual prefeito de Laguna e mostramos a importância do projeto. O trem movimenta a cidade, o Centro Histórico e a feira de artesanato. Mas, segundo a atual administração, não seria uma prioridade neste momento, então acabou ficando para segundo plano”, disse Vitorino.

Com isso, o passeio de trem se desloca para Laguna no sistema bate e volta, fazendo a manobra de retorno na comunidade de Barbacena, retornando para Tubarão. “É uma pena. Em fevereiro tivemos 259 passageiros que passaram, mas não visitaram Laguna. Ou seja, perde o comércio, perdem os restaurantes. Pessoas deixam de ser contratadas para atender essa demanda”, explicou o coordenador.

Jefferson também informou que o projeto está pronto por parte da Amurel e o que está faltando é o recurso. Ainda em 2024, na antiga gestão, foi confirmado em entrevista que o valor orçado em aproximadamente R$ 700 mil já estava reservado.

Ainda no ano passado, o município perdeu recursos para a reforma da estação ferroviária de Cabeçuda e a construção de passarelas na praia do Mar Grosso. Ambos foram conveniados em 2023 e seriam repassados na modalidade de transferência especial voluntária (TEV). A portaria com a exclusão saiu em julho de 2024. Os motivos para a retirada do recurso não constavam na portaria.

Os números do trem

O turismo ferroviário vive grande fase na região Sul de SC. Conforme os dados do Museu Ferroviário, no mês de janeiro foram realizados três passeios, algo que não aconteceu em 20 anos. “Devido a demanda e ao trabalho que fazemos junto as agências de turismo, foram quase 800 pessoas que passaram por aqui em janeiro. Passaram pela cidade, abasteceram, utilizaram o comércio e movimentaram não só o trem”, destacou Jefferson.

Em fevereiro foram mais duas saídas de passeios. Em março, devido ao Carnaval, o movimento cai e somente um passeio será realizado. A partir de abril, a programação com três saídas por mês é retomada até dezembro.

O público

Segundo o coordenador, 85% das pessoas dentro do trem vem de fora da cidade. Agências de Lages e Porto Alegre (RS) no último passeio. De acordo com Vitorino, geralmente o público se hospeda um dia antes, conhece a região e aproveita o passeio de trem. “Florianópolis é o nosso grande público. Mas pessoas Joinville, Blumenau e região de Balneário Camboriú também vem para cá. Estamos trabalhando, divulgando as opções de hospedagem e isso vem chamando a atenção”, ressaltou.

Como passear

Através do site oficial, é possível conferir informações sobre o roteiro dos passeios, horários e taxas. Para acessar, clique aqui.

 

Continue lendo
Topo