Exposição multissensorial Mulheres do Além Mar II chega ao Museu Ferroviário de Tubarão

A mostra apresenta 16 imagens que retratam mulheres que marcam a identidade cultural do litoral catarinense, como rendeiras, pescadoras, benzedeiras, maricultoras, oleiras, fuxiqueiras e curandeiras.

Redação

Publicado em: 29 de novembro de 2025

4 min.
Exposição multissensorial Mulheres do Além Mar II chega ao Museu Ferroviário de Tubarão. - Fotos: Nilva Damian e Sandra Puente

Exposição multissensorial Mulheres do Além Mar II chega ao Museu Ferroviário de Tubarão. - Fotos: Nilva Damian e Sandra Puente

A exposição fotográfica multissensorial Mulheres do Além Mar II, das fotógrafas Sandra Puente e Nilva Damian, chega ao Museu Ferroviário de Tubarão no próximo dia 6, mesmo dia em que ocorre o Trem de Natal. A mostra apresenta 16 imagens que retratam mulheres que marcam a identidade cultural do litoral catarinense, como rendeiras, pescadoras, benzedeiras, maricultoras, oleiras, fuxiqueiras e curandeiras.

A museóloga Silvana Silva de Souza destaca que receber a exposição simboliza dar visibilidade a protagonismos historicamente pouco reconhecidos. Para ela, a iniciativa amplia o acesso à cultura e valoriza a história regional.

Abertura com roda de conversa

A abertura oficial ocorre às 19h30, com uma roda de conversa com as fotógrafas. Sandra Puente ressalta que expor em Tubarão reforça a união entre arte, identidade e memória, além do compromisso com a acessibilidade. Nilva Damian acrescenta que levar o projeto ao interior fortalece a missão de evidenciar o papel das mulheres açorianas na formação cultural catarinense.

Uma experiência totalmente acessível

A acessibilidade é um dos destaques da exposição. Cada fotografia possui:

  • Imagens em alto-relevo (lithophane), permitindo percepção tátil;
  • Placas em braile;
  • QR Codes com audiodescrição completa.

A curadoria desse processo foi realizada por Marcilene Ghisi, coordenadora pedagógica da ACIC (Associação Catarinense para Integração do Cego). O público também poderá interagir com objetos táteis relacionados às tradições açorianas, como almofadas de rendas de bilros, tarrafas, redes de pesca, lanternas de ostras e tecidos de tear.

Circulação e apoio

A mostra faz parte do projeto aprovado pelo PRONAC 2414798, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Floripa Airport e Ecocert Brasil. A exposição já passou por Florianópolis e São José e agora inicia circulação pelo interior. A primeira edição, em 2022, percorreu centros culturais da capital catarinense e também de Caxias do Sul.

Sobre as fotógrafas

Nilva Damian e Sandra Puente atuam desde a era analógica e fundaram, em 2017, a 2CKS Fotografias, onde desenvolvem trabalhos publicitários e autorais. Já realizaram diversas exposições e assinam livros como Ilha de Santa Catarina, um sentimento de Gratidão e Ostras Coisas do Mar. Também participaram de obras dedicadas à cultura e à arte produzida em Santa Catarina.


FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios