Variedades
F1: narrador é afastado por transfobia contra deputada
Publicação do comunicador em rede social no último fim de semana foi alvo de críticas e acusações
O narrador Sergio Maurício foi afastado pela emissora Bandeirantes das transmissões da Fórmula 1. O caso começou quando Maurício respondeu a uma publicação na rede social X (antigo twitter) que desconsiderava a identidade de gênero da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), alegando que ela “tinha problemas de aceitação bem alarmantes”.
Maurício endossou essa postura transfóbica ao declarar: “Uma verdadeira Fake News humana essa coisa.”
O comentário gerou indignação nas redes sociais, com muitos usuários expressando repúdio e pedindo que a Band tomasse providências, como a demissão de Maurício. Ele foi chamado de “péssimo narrador e péssimo profissional”, e a crítica destacou que “transfobia é crime”.
A postura da Band também foi questionada, com argumentações de que já passou da hora de a emissora “deixar de ser conivente com os absurdos que ele fala”.
Outros perfis também se manifestaram, reforçando que não há espaço para quem não respeita a diversidade. Publicação de apoio à deputada afirmava: “Toda a solidariedade e apoio à deputada, que além de grande ser humano, é uma grande profissional que luta por diversidade e pelos nossos direitos.”