Variedades
Garis são homenageadas em Cocal do Sul
Em um gesto de reconhecimento, garis receberam homenagem da Prefeitura pelo trabalho essencial que realizam todos os dias
No Dia do Gari, celebrado nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Cocal do Sul promoveu uma homenagem às mulheres responsáveis pela limpeza da cidade. O reconhecimento veio com um café da manhã oferecido pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, reunindo as quatro garis que atuam no município.
“Quando a gente fala em cidade limpa, estamos falando do trabalho silencioso, mas essencial, que elas fazem todos os dias. É justo reconhecer e agradecer”, destacou o prefeito Ademir Magagnin.
Entre as homenageadas está Ana Vaz, de 55 anos, gari há 15. Mãe de quatro filhos, todos criados em Cocal e hoje já casados, Ana relembra com emoção o início na função. “Quando comecei, nem sabia que era pra gari. No começo, a gente sente vergonha, não pela gente, mas pelos outros que julgam. Perdi amigas que diziam que eu estava ‘abaixo’. Mas hoje sinto orgulho. Não é só varrer. É muito mais”, contou.
Ela também destacou o preconceito ainda enfrentado no dia a dia. “Tem gente que joga lixo na nossa frente, como se fosse nossa obrigação. Só queria mais respeito”, desabafou.
Daiane Rosseti, 35 anos, também foi homenageada. Ela passou em concurso público há cinco anos e segue atuando com dedicação. “O maior desafio é lidar com o povo. A gente limpa e tem gente sujando. Mas dá orgulho ouvir elogios, principalmente de visitantes”, relatou. “Já ouvi gente de Porto Alegre dizer que o centro de Cocal é limpíssimo. Dá orgulho dizer: ‘fui eu que limpei’”, finaliza.